segunda-feira, 8 de junho de 2015

História de sucesso em autopeças


Cleber Coura Coutinho é empreendedor e dono da loja 1100 autopeças em Belo Horizonte. Com mais de 30 anos de experiência no ramo, Cleber contou ao Blog do Comércio Varejista como está reagindo à crise econômica. Segundo o empresário, sua maior orgulho é ser referência na capital mineira, não pela quantidade de vendas, mas pela forma como ele toca seu negócio.



Como foi abrir um negócio de autopeças?
Eu comecei a minha empresa em 1986, na época do governo Sarney e do Plano Cruzado. A empresa era pequena, só eu e outro empregado.  Quando fizemos um ano, eu percebi que a forma de trabalho não estava dando certo e a margem que eu colocava nos produtos não estava sendo suficiente para cobrir os custos. Por isso, tive que mudar a estratégia e a empresa cresceu.

Como a 1100 autopeças está hoje?
Hoje, minha empresa é muito conhecida pelos lojistas da região. Não só pela quantidade de vendas, mas pela forma de se trabalhar. É disso que eu mais me orgulho. Eu toco a empresa buscando fazer as coisas da forma mais correta possível, respeitando as leis, os recursos humanos, selecionando pessoas qualificadas e valorizando meus funcionários.

O que mais você desenvolveu?
Ao longo da minha carreira, eu percebi que o mercado de autopeças era muito desunido. Em 1992, tive a oportunidade de viajar com um colega lojista para visitar uma fábrica de autopeças no interior de São Paulo. Na ocasião, eu comentei com ele que sentia muita falta de conviver com outros lojistas e ele comentou isso com outro colega. Foi em 1996 que nós três sentamos e conseguimos criar a primeira associação dos lojistas do segmento, a Rede Peça Mais. Nós buscamos apoio do Sebrae, criamos estratégias para conseguir mais associados e demos treinamentos para subir o nível de conhecimento em administração dos associados. O resultado foi muito positivo, conseguimos criar uma rede de cooperação a nível nacional. Em 2005, a Rede Peça Mais, que tinha 25 lojas, se juntou a Rede Ancora totalizando 85 lojas. Hoje, esta rede cobre aproximadamente 850 lojas em 16 estados do Brasil.

Como você está reagindo à crise econômica?
Não podemos negar que o país está em crise, mas acredito que eu ainda não estou sendo afetado, acho que pela minha forma de trabalho. Estou sempre buscando apoio do Sebrae e melhorando meu conhecimento intelectual. Acho estar preparado é a melhor maneira de combater este momento de águas turbulentas.

A 1100 autopeças já participou do programa Pequenas Empresas, Grande Negócios. Conheça mais sobre a história do empreendimento no vídeo:


Um comentário: