quinta-feira, 7 de julho de 2011

Estações de metrô equipadas com supermercados virtuais – QR CODE

Assista:

Para se adequar às necessidades e ao perfil de compra de seu público, algumas redes supermercadistas têm adotado estratégias tão interessantes, que em pouco tempo viram tendência no setor.

A Tesco, gigante britânica, é um exemplo. Hoje, quando o assunto é programa de fidelidade, seus cases estão entre os mais comentados. Recentemente, a rede voltou a inovar. Desta vez, por ter criado um novo conceito de vendas, que vai de encontro às necessidades de parte de seu público.

Na Coreia do Sul, onde também está presente, a Tesco instalou lojas virtuais nas estações de metrô mais movimentadas. Essas unidades levam a bandeira Home Plus e se assemelham a qualquer outro supermercado com um amplo sortimento de categorias. A diferença é que por serem virtuais, gôndolas e produtos estão impressos em banners.

Para efetuar as compras, é necessário usar um smartphone. Após um cadastro, feito pelo próprio aparelho, ele passa a funcionar como um leitor de código de barra. Ao passar o smartphone no código das mercadorias, automaticamente elas são adquiridas. Ao final das compras, é possível estabelecer a data, hora e local de entrega. O pagamento é feito por uma espécie de cartão virtual vinculado à conta dos clientes.

De acordo com a Tesco, essa estratégia visa aumentar suas vendas na Coreia do Sul e também se transformar na rede número um do país. A inspiração para as lojas virtuais partiu do fato de os sul-coreanos terem uma jornada diária de trabalho muito longa, que os impede de ter tempo para ir ao supermercado. Com o novo conceito de vendas nas estações, eles agora podem fazer compras enquanto esperam o metrô.

Os resultados já surpreendem. Em pouco tempo, o cadastro para realizar as compras online cresceu aproximadamente 76% e o faturamento de pedidos, nada menos que 130%. Com isso, a Tesco conseguiu assumir a liderança em vendas online no país. Além disso, o Home Plus, que foi desenvolvido em parceria com a agência Cheil Worldwide, foi premiado em Cannes, este ano.
Agora, resta saber se essa novidade vai pegar no Brasil. O vídeo abaixo mostra seu funcionamento.

Fonte: SM

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