A Tesco, gigante britânica, é um exemplo. Hoje, quando o assunto é programa de fidelidade, seus cases estão entre os mais comentados. Recentemente, a rede voltou a inovar. Desta vez, por ter criado um novo conceito de vendas, que vai de encontro às necessidades de parte de seu público.
Na Coreia do Sul, onde também está presente, a Tesco instalou lojas virtuais nas estações de metrô mais movimentadas. Essas unidades levam a bandeira Home Plus e se assemelham a qualquer outro supermercado com um amplo sortimento de categorias. A diferença é que por serem virtuais, gôndolas e produtos estão impressos em banners.
Para efetuar as compras, é necessário usar um smartphone. Após um cadastro, feito pelo próprio aparelho, ele passa a funcionar como um leitor de código de barra. Ao passar o smartphone no código das mercadorias, automaticamente elas são adquiridas. Ao final das compras, é possível estabelecer a data, hora e local de entrega. O pagamento é feito por uma espécie de cartão virtual vinculado à conta dos clientes.
De acordo com a Tesco, essa estratégia visa aumentar suas vendas na Coreia do Sul e também se transformar na rede número um do país. A inspiração para as lojas virtuais partiu do fato de os sul-coreanos terem uma jornada diária de trabalho muito longa, que os impede de ter tempo para ir ao supermercado. Com o novo conceito de vendas nas estações, eles agora podem fazer compras enquanto esperam o metrô.
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