Especialista explica as vantagens de valorizar os detalhes externos e internos, que atraem os clientes
Foto: Divulgação
Em se tratando de loja física, a venda só ocorre após duas decisões
do cliente: entrar no estabelecimento e não sair de mãos vazias. Nesse
processo, é fundamental a tarefa do layout, que visa “pescar o cliente” através de suas percepções e sentimentos. O layout
não restringe à fachada do estabelecimento, mas se estende ao espaço
interno, conforme explica o consultor Mário Bestetti Costa, da Overbrand Design.
Como ninguém pode conduzir o consumidor à força para dentro da loja, é
preciso buscar mecanismos para que ele se sinta estimulado a entrar.
Segundo Costa, esse estímulo passa por um conjunto de atenções do
lojista, entre as quais está a vitrine. E são os detalhes que fazem a
diferença. “É preciso verificar, por exemplo, se há muito reflexo por
causa do sol, o que dificulta a visibilidade dos produtos. Nesse caso, o
lojista pode colocar um fundo branco, que funcionará como rebatedor da
luz”, afirma.
Ele informa que a parte externa da loja tem importante função na
atração do cliente. “O que está na vitrine deve ser lido do lado de
fora, isto é, as pessoas precisam entender o que está sendo ofertado”,
orienta. Excesso de produtos, nesse sentido, é, em geral, má estratégia.
“Deve-se planejar a quantidade. Excesso não vende; ao contrário,
confunde”, adverte.
Outro cuidado que o empresário precisa ter é com a visibilidade do
nome da loja. Isso não significa, no entanto, que vale tudo para ser
visto. “O lojista deve evitar os bloqueios na calçada. Na ânsia de
chamar a atenção, alguns acabam colocando um manequim ou uma placa por
onde passam as pessoas. Isso atrapalha o fluxo dos transeuntes”, diz
ele. “Além disso, o cidadão deve ser respeitado”, enfatiza.
Do lado de dentro
Se a fachada cumpriu a tarefa de conquistar o consumidor que andava
pela calçada, metade do problema foi resolvido. A outra parte é missão
do layout interno. Nessa etapa, o nível de sutileza é ainda maior para
atingir os estímulos sensoriais (audição, tato, paladar, olfato e visão)
e os sentimentos do cliente. De acordo com a Overbrand, 85% das
decisões de compra ocorrem no interior da loja.
Entre os chamarizes, está o cheiro. Trata-se da aromaterapia,
enfatizada pelo especialista como componente importante para a
efetivação da venda. “O cheiro é uma forma subliminar de atrair os
clientes”, afirma o consultor. Ele explica que as pessoas têm memória
olfativa e um determinado cheiro pode conduzi-las a boas lembranças,
provocando uma sensação de bem-estar. De acordo com Costa, as lojas com
aroma próprio, o chamado logolf (logotipo olfativo), tendem a aumentar
as vendas.
O olhar também é alvo do layout.
Todo o visual da loja precisa ser planejado de forma a ser recebido
bem pelos olhos dos consumidores. Segundo Costa, isso engloba das roupas
dos atendentes à disposição das mercadorias.
Essa disposição deve levar em conta não só a estética, mas também o
fluxo dos consumidores. “É preciso criar mecanismos para facilitar o
fluxo. Os produtos não podem ser organizados no espaço de modo
aleatório”, afirma. O fluxo planejado leva o cliente a circular pela
loja, podendo aumentar a quantidade de itens a serem comprados.
Outros atrativos subliminares vão além dos sentidos e chegam aos
sentimentos do consumidor. “O ambiente comercial, como um todo, deve
fazer com que o cliente se sinta confortável para realizar a ação do
consumo”, orienta. No entanto, conforme Costa, isso deve ser feito com
atenção para que a tentativa de agradar não se transforme em perda do
consumidor. “Se, por exemplo, o lojista deixa o café à disposição do
cliente e se esse café for do período da manhã ou estiver requentado, o
retorno não será positivo”, ilustra.
O layout colabora para que as pessoas se sintam acolhidas pela loja e
passem a gostar do estabelecimento. Isso tende a estimular o retorno do
cliente, de acordo com o consultor. Além de voltar, o consumidor pode
ser agente de uma publicidade espontânea: fala da loja a amigos e
familiares. Resultado: melhoria das vendas.
Fonte: Jornal Conexão
Blog muy interesante. Una gran cantidad de blogs que ver en estos días realmente no proporcionan todo lo que me interesa, pero estoy más interesado en duda éste. Sólo pensé que iba a publicar y le hará saber.
ResponderExcluirjuegoskizi20.com , juegosfrival.com
Mas o componente visual é disparadamente o maior motivador das decisões de compra. Por isso, vale a pena dizer que uma boa exposição de roupas é fundamental, por meio de uma bela vitrine. O manequim de loja, por várias razões, merece o título de vendedor silencioso.
ResponderExcluirSare heula wen ayeuna mah haha.. tunduh wae hawana, keur kieu teh.. kudu rada make bon cabe sibengeut na mereun ieu teh
ResponderExcluirCara Menghilangkan Benjolan Lipoma Di Leher Cara Mengobati Luka Melepuh Cara Cepat Menghilangkan Luka Bekas Operasi Pengobatan Alami untuk Mengatasi Batuk Berkepanjangan atau Terus Menerus Cara Menyembuhkan Nyeri Akibat Luka Pada Dinding Lambung Obat Penghilang Gatal yang Sudah Lama Pengobatan Radang Sendi yang Diresepkan oleh Dokter Cara Cepat Mengeringkan Koreng Cara Menyembuhkan Nyeri Telapak Kaki Obat Herbal untuk Menyembuhkan Anyang-Anyangan