quinta-feira, 9 de maio de 2013

Cenário e tendências do setor supermercadista

 Fonte:  No Varejo (com adaptações)



Cenário e tendências do setor supermercadista 

Na terça-feira, 07, as visões de longo prazo para o setor supermercadista foram discutidas em um dos auditórios do 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados da Associação Paulista de Supermercados (Apas), que ocorre no Expo Center Norte São Paulo.

Com a mediação do professor Jacques Gelman, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a discussão contou com a presença de Ives Müller, sócio de consultoria empresarial da Deloitte, Cristiano Luz, Superintendente Executivo para grandes empresas de varejo da Caixa Econômica Federal, e Marcelo Costa, trade marketing da Brasil Foods.
Müller traçou um panorama atual da economia mundial e brasileira, assim como apresentou as possíveis tendências da economia para os próximos anos. Com uma percepção otimista, afirmou que a Europa deve sair da recessão, os Estados Unidos devem ter um crescimento maior e mais rápido, a China deve caminhar na direção de algumas reformas e o Japão deve seguir em um caminho diferente do atual, gerando melhoras na economia há muito estagnada.
No cenário brasileiro, o sócio de consultoria empresarial da Deloitte, a partir de dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), afirmou que o comércio varejista deve crescer em torno de 7,5% no próximo ano e acredita que a taxa de desemprego deve seguir em queda, o que foi reforçado por Luz em seguida. O representante da Caixa disse que a previsão para 2013 é que a taxa de desemprego fique em 5,4%. E vale ressaltar que no ano passado, a taxa ficou em 5,5%, e já foi o menor patamar desde 2003. Luz abordou, ainda, a importância da expansão do crédito para o crescimento do varejo nos últimos anos, embora tenha ponderado que a inflação e o endividamento tenham reduzido o poder de compra dos brasileiros e, consequentemente, o consumo nos últimos meses.
Quanto ao ambiente empresarial brasileiro, Müller apontou como desafios aspectos novos e antigos, como: a crescente demografia do País, a alta carga tributária, o papel da mulher no consumo e no mercado de trabalho, a multicanalidade das empresas, a mudança de hábitos de cosumo e os nichos de mercado. Ele aposta que dentre os caminhos para as empresas enfrentarem esses desafios estão a personalização do atendimento, a inovação, o uso do big data (analisando melhor os dados da empresa), a inserção delas nas redes sociais, a relação delas com a comunidade, valorização do capital humano e um posicionamento claro no mercado de trabalho.
Por sua vez, Costa chamou a atenção dos varejistas presentes para a necessidade de estar preparado para o consumidor superpoderoso, que já chega à loja cheio de informações referentes aos produtos e que busca uma experiência de compra diferenciada. “A relação com o shopper tem que mudar”, afirmou. Dentre as tendências para o varejo nacional, destacou a continuação do crescimento dos atacarejos, a relevância das lojas de bairro e a ocorrência cada vez mais frequente de fusões e aquisições nas empresas do setor varejista.
 O 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados da Apas segue com programação até hoje.

Serviço:
O que: 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados da Apas
Quando: 07 a 09 de maio de 2013
Onde: Expo Center Norte São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário