Fonte: PEGN (adaptado)
Um dos grandes desafios de uma startup é criar uma marca identificável
por seus consumidores e reconhecida pelo mercado. A marca não se refere
somente ao produto. É um emblema de toda a empresa e carrega em si
outros elementos, como sintonia com as tendências, gestão profissional e
valores. As startups não têm condições de realizar campanhas caras para
comunicar isso ao mercado, mas podem construir sua marca utilizando mão
de obra própria e ferramentas de baixo ou nenhum custo.
O desenvolvedor, designer e produtor musical Willie Peña
elenca quatro passos para construir a marca de uma startup com poucos
recursos.
1. Faça pesquisa de mercado
Ao identificar as tendências e as preferências dos consumidores, a startup pode gerenciar sua imagem de forma ativa. Por exemplo, em eventuais mudanças no mercado, quem estiver atualizado em relação às novidades estará um passo à frente da concorrência. Essa pesquisa deve ser feita pela própria startup, que pode utilizar redes sociais, aplicativos específicos, grupos de discussão com consumidores, estudos prévios e até a lista de e-mail. O importante é dialogar com pessoas para as quais o produto ou serviço seja relevante.
Ao identificar as tendências e as preferências dos consumidores, a startup pode gerenciar sua imagem de forma ativa. Por exemplo, em eventuais mudanças no mercado, quem estiver atualizado em relação às novidades estará um passo à frente da concorrência. Essa pesquisa deve ser feita pela própria startup, que pode utilizar redes sociais, aplicativos específicos, grupos de discussão com consumidores, estudos prévios e até a lista de e-mail. O importante é dialogar com pessoas para as quais o produto ou serviço seja relevante.
2. Alinhe a voz do seu negócio com a do mercado
Sabendo das movimentações do mercado, a empresa se posiciona como pioneira e autoridade no setor em que atua, antevendo as tendências e saindo na frente da concorrência. Segundo Peña, para ter essa vantagem, o empreendedor deve se perguntar:
Sabendo das movimentações do mercado, a empresa se posiciona como pioneira e autoridade no setor em que atua, antevendo as tendências e saindo na frente da concorrência. Segundo Peña, para ter essa vantagem, o empreendedor deve se perguntar:
- O que é valor para a minha audiência?
- Que valores extras a empresa oferece em relação à concorrência?
- Que problemas meu produto pode solucionar?
- O que meu público considera como qualidade?
- Que valores extras a empresa oferece em relação à concorrência?
- Que problemas meu produto pode solucionar?
- O que meu público considera como qualidade?
3. Institua valores para todos os aspectos do negócio
Todos os processos e ações da empresa devem transparecer o compromisso com seus valores, incluindo a atuação em redes sociais, sites e outras formas de comunicação com parceiros, fornecedores e consumidores. Por causa da internet e das redes sociais, as empresas que não têm valores sólidos acabam sendo denunciadas e denegridas em algum momento.
Todos os processos e ações da empresa devem transparecer o compromisso com seus valores, incluindo a atuação em redes sociais, sites e outras formas de comunicação com parceiros, fornecedores e consumidores. Por causa da internet e das redes sociais, as empresas que não têm valores sólidos acabam sendo denunciadas e denegridas em algum momento.
4. Aproveite as possibilidades baratas de marketing
Blogs: são uma forma de o público interagir com a startup e uma ótima plataforma para a empresa disseminar seus valores e anunciar seus diferenciais.
Blogs: são uma forma de o público interagir com a startup e uma ótima plataforma para a empresa disseminar seus valores e anunciar seus diferenciais.
Publicações locais: Peña sugere a contratação de jornalistas
freelancers ou de uma assessoria de imprensa para chegar a veículos de
comunicação que cubram a localidade onde a startup está baseada.
Fidelidade e depoimentos: como o boca a boca é gratuito e será sempre
uma das ferramentas mais poderosas de marketing, a startup pode criar
programas de fidelidade e publicar o depoimento dos clientes satisfeitos
em sua comunicação.
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