Fonte: Saia do Lugar (adaptado)
Uma das principais preocupações do pequeno varejo são as perdas.
As perdas de estoque podem ser calculadas através da diferença entre
os relatórios contábeis e o inventário físico. Os principais motivos
destas perdas abrangem principalmente aos furtos e fraudes, mas podemos
citar tanto os erros administrativos quanto os operacionais. Entender
melhor cada ponto e precaver-se pode gerar ótimos resultados para sua
empresa:
- Furto – O furto pode ser tanto de uma pessoa interna ou externa à empresa, que identificam quais são os pontos vulneráveis e realizam suas ações. Ao identificar um furto o ideal é comunicar imediatamente aos órgãos competentes, pois provavelmente você não é o único a sofrer esta perda.
- Fraudes – São situações bem complexas, pois podem ser realizadas tanto por funcionários quanto terceiros (fornecedores ou clientes). Pode-se citar como exemplo a operação realizada por um funcionário que troca dinheiro por cheque roubado ou a compra de produtos por um cliente com cartão de crédito roubado e documentos falsos.
- Erros administrativos – São falhas de processos que geram erros nas informações dos estoques contábeis. Um exemplo é a entrada no sistema de quantidades erradas de produtos.
- Erros operacionais – São considerados desperdícios mais fáceis de serem corrigidos, pois algumas medidas de melhoria reduzem significativamente estes erros. Um exemplo típico deste erro é o não usar o método PEPS (primeiro que entra é o primeiro que sai), que implica na possibilidade de perda de produtos por prazo de validade.
Em todos os casos, o melhor a fazer é analisar de todos os pontos
críticos e imediatamente criar ações preventivas que mudem procedimentos
e atitudes. Lembrando que o treinamento da equipe será decisivo na
implantação destes novos procedimentos.
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