Se escolher um ponto
comercial é difícil, imagine quando o mesmo se encontra localizado em via
pública. Existem alguns pontos de atenção que são muito importantes para o
sucesso na escolha da loja, confira abaixo:
1-
Localização:
Antes de iniciar a busca, é
importante saber por onde o seu cliente passa. Para entender a questão, um
mapeamento dos concorrentes pode ser feito. É importante também ter muito claro
o momento de compra do seu cliente:
- Compra por impulso;
- Compra por impulso;
- Compra por
conveniência;
- Destino (quando o
cliente se desloca exclusivamente para ir à sua loja);
- Passagem (quando o
cliente passa – a pé ou de carro – para e compra)
2- Conhecer a região:
Depois de escolhida a região
para a instalação do ponto comercial, é preciso explorá-la para identificar as
principais ruas comerciais, locais de grande fluxo de veículo e locais de
grande fluxo de pedestres, definindo assim os melhores locais para a instalação
do ponto comercial.
Importante: Nesta etapa é
preciso ter clara a Lei de Zoneamento da região e, principalmente, se é
permitida a instalação de sua atividade comercial nas ruas e avenidas
escolhidas. Lembre-se que cada cidade tem uma Lei de Zoneamento que deve ser
observada com muita atenção.
3- Iniciar a busca:
Esta é a etapa mais difícil
e mais trabalhosa. A primeira regra consiste na ideia de que os melhores pontos
comerciais não possuem placa de aluga-se e sendo assim é preciso um bom
conhecimento da região para acessar os proprietários dos imóveis e iniciar a
negociação.
Apelar para corretores
locais é uma opção, porém não se esqueça de que para o corretor de imóveis,
todo ponto é excelente.
4- Avaliar o ponto
comercial:
A avaliação do ponto comercial
deve ser feita com calma. O ponto escolhido deve ser visitado várias vezes em
dias e horários diferentes, verificando inclusive a existência de feiras
livres. Algumas avaliações devem ser feitas:
- Visibilidade (livre de
interferências como árvores, bancas de jornal e outras);
- Acessibilidade (poder chegar à sua loja com facilidade);
- Contagem de fluxo de veículos;
- Contagem de fluxo de pedestres;
- Verificar se possui estacionamento próprio ou rotativo onde se
possa fazer um convênio;
5
– Não encerre as buscas precipitadamente:
O fato de ter encontrado um ponto comercial que parece adequado ao seu negócio,
não significa que você deva interromper as buscas, pois existe uma chance de
você não conseguir assinar o contrato de locação do ponto já encontrado. Muitas
coisas podem acontecer:
- O proprietário do imóvel pode não concordar com o prazo de locação pedido;
- O imóvel pode estar irregular perante os órgãos públicos;
- O tamanho do imóvel pode ser diferente do informado pelo corretor ou
proprietário;
Se você encerrar as buscas
antes de tudo isso estar resolvido, corre o risco de ter que começar do zero
novamente e gerar um atraso significativo na abertura da loja.
O melhor é que você tenha
mais de um ponto comercial para decidir a localização do seu negócio, isso vai
evitar decisões tomadas com emoção ou pressão de tempo, aumentando assim as
chances de sucesso.
Lembre-se que muitos
empreendedores atribuem a escolha errada do ponto comercial, o insucesso do seu
negócio.
Fonte: BG&H (adaptado)
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