Fonte: Revista PEGN (adaptado)
Veja abaixo algumas atitudes que são comuns aos empreendedores de sucesso em qualquer parte do mundo, e diante de qualquer situação econômica.
1.
Flexibilidade: Estudos demonstram que grande parte dos
empreendedores não possuem objetivos claros sobre o que será o negócio.
Tipicamente, aqueles mais bem-sucedidos encaram o ato de empreender em um
negócio específico como uma das infinitas possibilidades que lhe são apresentadas.
Na medida em que a empresa se desenvolve, novas idéias, novos recursos, novos
parceiros entram em jogo - e, com isso, evoluem também os objetivos pensados
inicialmente. Pouco a pouco, o empreendedor passa a entender cada vez mais de
seu negócio, o que viabiliza a definição de estratégias mais adaptadas aos
novos ambientes que se apresentam.
2. Conservadorismo: Os
empreendedores bem-sucedidos arriscam apenas naquilo que estão dispostos a
perder. Gastam o mínimo possível no começo, apenas para testar uma ideia,
ganhar um pouco de confiança e ir em frente.
3.
Bons relacionamentos: Os empreendedores de sucesso conseguem criar
relações frutíferas com indivíduos que podem trazer uma informação inédita,
estão dispostos a comprar o seu produto/serviço ou podem até mesmo dar uma dica
para mudar a cor do website. Nesse sentido, os empreendedores não têm vergonha
de contar para as pessoas o que fazem. Depois de contar sobre o negócio, dão
muita atenção a qualquer dica ou conselho que lhes é dado.
4.
Confiabilidade: A
regra é simples. Os empreendedores de sucesso prometem aquilo que podem
entregar – e entregam. Este é um dos elementos mais cruciais para os donos de
negócio. A confiança é um dos maiores recursos que empreendedores utilizam para
cultivar qualquer tipo de relação.
5.
Proatividade: Os
empreendedores de sucesso dão a largada. Para eles, “mais vale um único cliente
real (que paga, deve etc) que mil potenciais”.
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