1)
Consumidor Agnóstico: seu perfil é de um
consumidor bastante informado, que utiliza-se dos recursos ao seu alcance para
a tomada de decisão da compra. Ele busca ponderar o custo-benefício, não se
prendendo a marcas ou valores; Este consumidor aprecia produtos de qualidade e
sentem satisfação pela sensação de economia.
2)
Compradores de Tempo: consumidores que
estão dispostos a terceirizar diversas atividades do seu cotidiano em prol de
ter mais tempo livre. Adeptos de alimentos pré-prontos e refeições práticas,
entretenimento rápido, compras online, e programam suas agendas com gaps
curtos entre os compromissos.
3)
Desafiadores da idade: a longevidade da
população afetou diretamente no perfil dos consumidores. A melhor idade
passou a ter uma participação mais ativa no mercado e cada vez mais inseridos
no mundo digital. Neste contexto, surgem oportunidades nas áreas de turismo e
serviços.
4)
Transformadores: São o que fazem parte da
geração Millenial. Preocupados com causas sociais e ambientais, buscam
identificarem-se com marcas e empresas que tenham a sustentabilidade em seus
valores. Estes não se questionam “O que serão quando crescerem” e sim “O quão
diferente será o mundo por eles terem vivido nele” ;
5)
Multigeneros: entendem que o design dos
produtos não deve ser “rotulados” para gêneros específicos. Prezam por
identidades que não estereotipam a sociedade.
6)
Alimentação Verde: busca por produtos
orgânicos, zero açúcar, baixo teor de gordura, rico em proteínas, ou seja,
alimentos saudáveis. Preocupa-se com o consumo sustentável, sempre dando
preferência para a produção local. Identifica-se até uma nova patologia, a
“Orthorexia Nervosa”, uma obseção anormal por alimentação saudável, correta e
ética.
7)
Equilíbrio mental: consumidores que
buscam a qualidade de vida não apenas com o bem estar físico, mas também o
mental.
8)
Consumidor conectado: estima-se que quase
metade da população mundial já tem acesso à internet. A previsão é que o número
de internautas ultrapasse a marca de 3 bilhões de usuários em 2016.Cada vez
mais os usuários estão carregando seus dispositivos móveis consigo para todas
as suas atividades diárias e realizando compras online.
9)
Controladores: o receio a adversidades
que podem influenciar no convívio diário tem levado alguns a consumirem
mecanismos que permitam um maior controle sobre todos os aspectos de suas
vidas. A insegurança tem influenciado muitos na tomada de decisão no momento da
compra.
10)
Solteiros: percebe-se um crescente
número de solteiros, que usufruem dos benefícios de serem
independentes, convertendo seus recursos em benefícios próprios.
Para ter acesso ao relatório na integra acesse:
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