sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Veja 12 passos para acertar na gestão da sua empresa

Nesta sexta-feira (5) é comemorado o Dia das Micro e Pequenas Empresas. Confira as dicas para aprimorar sua empresa e ganhar competitividade

Foto: Divulgação
De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2011 (GEM), o Brasil é o terceiro país com o maior número de empreendedores, com  27 milhões de pessoas envolvidas ou em processo de criação de um negócio próprio, atrás apenas de China e Estados Unidos, num ranking de 54 Estados. No entanto, na "Demografia das Empresas 2010", do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada em agosto deste ano, os dados mostram que quase metade das empresas fecha após três anos (48,3%). 

De acordo com Jairo Martis, superintendente-geral da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), entidade que incentiva práticas de gestão baseadas no Modelo de Excelência da Gestão (MEG), a principal dificuldade para que micro e pequenas empresas sejam bem planejadas e administradas é a falta de informação. "A grande barreira é a falta de conhecimento, de ferramentas, e a baixa escolaridade."
 
No entanto, segundo ele, o perfil administrativo das micro e pequenas empresas tem se profissionalizando nos últimos cinco anos com ajuda de entidades de auxílio ao empreendedor. "Antes, a gestão era muito empírica. O empreendedor entrava no mercado sem conhecer os cenários. Isso mudou", afirma.
Confira abaixo os 12 passos listados por Jairo Martis para ajudar os micro e pequenos empreendedores a aprimorar sua gestão e ganhar competitividade:
   

1) Conheça e ouça os clientes
Agrupe os tipos de clientes com características similares, identifique e analise suas necessidades, a fim de oferecer os serviços ou produtos adequados a esses grupos. Considerando suas diferenças, divulgue produtos e serviços no canal mais adequado para atingir os clientes. Promova avaliações periódicas do nível de satisfação e crie um meio de comunicação para ouvir as reclamações e sugestões, a fim de identificar oportunidades de melhoria.

2) Preocupe-se com o meio ambiente e seja socialmente responsável 
Fique ciente dos danos que as atividades e instalações da empresa causam ao meio ambiente – faça o consumo controlado de água, energia elétrica e papel, e descarte corretamente sobras de produção, lixo, lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressora e embalagens. Promova ações e projeto sociais, conscientizando e envolvendo os colaboradores com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável. Doações que auxiliam temporariamente a comunidade são atividades isoladas que não atingem esse objetivo.

3) Tenha a melhoria contínua como meta
Promova a melhoria por meio da inovação dos produtos, serviços, processos e métodos de gestão, a partir das contribuições de colaboradores e de informações obtidas externamente (com outras empresas, concorrentes, universidades, centros de pesquisa, associações, rede de relacionamentos, etc). Essa atitude contribui para o aumento da competitividade da empresa.

4) Estabeleça sua missão, visão e valores
Toda empresa deve estabelecer e disseminar sua missão, visão e valores aos colaboradores, para que todos persigam os mesmos ideais e saibam o que os dirigentes esperam da organização no futuro.

5) Tenha um planejamento estratégico
Estabeleça estratégias para alcançar os objetivos da empresa, levando em conta informações relativas a clientes, mercados, fornecedores, colaboradores, sua capacidade de prestar serviços, produzir e vender. Isso permite posicionar a organização de forma competitiva e garantir a sua continuidade. Em seguida, elabore planos de ação, definindo responsáveis, prazos e recursos necessários para a execução de atividades que visam atingir as principais metas e estratégias.

6) Faça a gestão das pessoas
Defina claramente as funções e responsabilidades dos colaboradores, pontuando a participação de cada um e promovendo a sinergia do trabalho em equipe. Disponibilize ações de capacitação com base em um plano de treinamento, a fim de desenvolver as habilidades e conhecimentos para exercer as atividades diárias. Na hora de contratar, selecione colaboradores que estejam aptos a atender as necessidades atuais e futuras da organização.

7) Promova a qualidade de vida
Adote ações que garantam o bem-estar e a satisfação dos colaboradores, promovendo um ambiente mais participativo e agradável que proporcione motivação para a realização do trabalho. Exemplo: promova benefícios adicionais aos exigidos por lei, confraternizações, áreas de lazer, programas participativos, etc

8) Controle o desempenho
A empresa deve estabelecer indicadores e metas que permitam controlar as principais atividades e analisar o desempenho do negócio. Reuniões regulares com os dirigentes da organização são fundamentais para mensurar os resultados obtidos e tomar medidas corretivas, quando necessário. Esses indicadores e metas precisam contemplar aspectos relacionados a finanças, produção, vendas, fornecedores, clientes, colaboradores e questões ambientais.

9) Faça o controle financeiro
Utilize o fluxo de caixa e um plano orçamentário para, no mínimo, um ano. Assim, é possível assegurar a disponibilidade de recursos para a compra de materiais e serviços, o pagamento de funcionários e despesas, além do investimento em equipamentos para comercialização, prestação de serviços, produção e entrega.

10) Organize as informações 
As informações necessárias para a execução das atividades da empresa, análise e condução dos negócios devem estar definidas e organizadas por um sistema padronizado, que disponibilize ferramentas e tecnologias mais eficazes para atender as necessidades dos colaboradores. A empresa deve ainda compartilhar as informações a fim de permitir a execução adequada das funções. Quando registradas e documentadas, essas informações possibilitam a continuidade das atividades em caso de substituição de profissionais.

11) Faça benchmarking
Obtenha regularmente informações comparativas de outras empresas do mesmo segmento, com o objetivo de adotar novas práticas e métodos de melhoria dos serviços, produtos e processos. Isso também permite identificar diferenciais favoráveis ou desfavoráveis a serem tratados.

12) Execução de atividades 
As principais atividades da empresa devem ser executadas de acordo com padrões definidos, a partir de requisitos legais e de informações sobre as necessidades do cliente, bem como da descrição de processos.


Fonte: UOL

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