Durante encontro com empreendedores, ele conta que relacionamento é a base para quem quer crescer
Foto: André Lessa/Estadão
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Dentista por formação, Robinson Shiba administra grupo de quatro empresas que faturam R$ 239,8 mi |
O sucesso do grupo TrendFoods, administrador de marcas como China in
Box, Gendai, entre outras, deve-se muito ao fato de Robinson Shiba dar
atenção ao conselho do pai, que sempre exaltou o empreendedorismo como
forma de garantir a sobrevivência da família.
Formado em odontologia – assim como o filho –, o pai de Shiba
mantinha em São Paulo uma loja especializada em vender materiais para
construção.
Durante muito tempo, o negócio foi administrado paralelamente
à clínica da família na zona sul da capital – mais tarde, o
empreendimento seria vendido para uma grande rede varejista.
“Meu pai sempre dizia que ter um segundo negócio é um seguro.
Ainda mais para o dentista. Se acontecer de machucarmos a mão, a gente
para de trabalhar e, com isso, não temos receita. O dentista tem de ter
outra fonte de rendimento”, lembra o empresário.
O ‘seguro’ de Shiba foi no setor de alimentação e ele compriu
a contento a lição doméstica. Afinal, seus negócios faturaram R$ 239,8
milhões no ano passado. “Acabou que não deu para conciliar a carreira de
dentista, como meu pai. Fiquei com os negócios”, diz Shiba.
O empresário participou do Encontro PME com pequenos empresários. Confira agora os principais trechos.
Relacionamento. O grupo TrendFoods é formado por 234 unidades da marca China in Box, Gendai, Brevità e Owan. Questionado sobre o sucesso do negócio, Shiba destacou o relacionamento com os franqueados como ponto de destaque. “Eu gosto de gente”, diz ele. “Faço reunião com a rede pelo menos quatro vezes por ano. Meu celular todo mundo tem o número e pode me ligar no final de semana ou feriado. Quando o franqueador parar de atender seu franqueado, ele não pode mais estar à frente do negócio. Tem de virar presidente do conselho, fazer alguma outra coisa”, afirma o empreendedor de êxito.
Relacionamento. O grupo TrendFoods é formado por 234 unidades da marca China in Box, Gendai, Brevità e Owan. Questionado sobre o sucesso do negócio, Shiba destacou o relacionamento com os franqueados como ponto de destaque. “Eu gosto de gente”, diz ele. “Faço reunião com a rede pelo menos quatro vezes por ano. Meu celular todo mundo tem o número e pode me ligar no final de semana ou feriado. Quando o franqueador parar de atender seu franqueado, ele não pode mais estar à frente do negócio. Tem de virar presidente do conselho, fazer alguma outra coisa”, afirma o empreendedor de êxito.
Shiba também foi questionado sobre o baixo índice de
desligamento de franqueados da rede (5% ao ano). “O negócio tem de ser
bom. Se ele ganhar dinheiro, pagar a escola do filho, comprar
apartamento, montar a segunda loja, não vai sair.”
Erros. O empresário explicou ainda que não
prevê novos aportes em duas marcas administradas pela TrendFoods:
Brevità, de culinária italiana, e Owan, voltada à cozinha oriental.
Resultados financeiros abaixo do esperado motivaram a decisão. “Não é a
primeira vez que isso acontece. Cheguei a ter 13 negócios simultâneos.
Hoje são basicamente dois. Então, errei em onze. Tentaria de novo? Sim,
em todos eles. Eu erro por fazer.”
Mídias Sociais. O investimento em marketing e publicidade sempre foi visto pelo fundador do China in Box como um dos pilares para a expansão do grupo. No início da operação, quando Shiba trabalhou por dois anos apenas com lojas próprias, 25% do faturamento era revertido para ações de comunicação. Hoje, 7% do dinheiro vai para campanhas de divulgação.
Mídias Sociais. O investimento em marketing e publicidade sempre foi visto pelo fundador do China in Box como um dos pilares para a expansão do grupo. No início da operação, quando Shiba trabalhou por dois anos apenas com lojas próprias, 25% do faturamento era revertido para ações de comunicação. Hoje, 7% do dinheiro vai para campanhas de divulgação.
A novidade nesse processo, conta ele, é o interesse da
empresa nas mídias sociais, que começam a pautar, inclusive, o
lançamentos de produtos.
“Temos uma agência que monitora as redes social e isso
alimenta muito o nosso departamento de marketing. É uma coisa em que
todo mundo tem de investir. É barato e certo. A cada ano cresce a
parcela destina às redes sociais do dinheiro reservado para o marketing.
Com R$ 1 mil você hoje faz (redes sociais)”, concluiu.
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