Para muitos lojistas, o abandono de carrinhos e a baixa taxa de conversão do checkout parecem fazer parte do ciclo de vida do e-commerce. Mas você pode reduzir os carrinhos abandonados e aumentar suas vendas significativamente otimizando o checkout da sua loja, muitas vezes com ajustes simples.
Confira 09 dicas que podem ajudá-lo nesse processo:
Dica #1 – Dê a opção de continuar comprando a partir da página de checkout
Seu cliente, às vezes, pode esquecer-se de algo. Dê a possibilidade de acrescentar ou remover produtos na própria página de checkout. Quanto mais trabalho o cliente tiver para continuar comprando ou retirar produtos, maiores as chances de abandono do carrinho.
Dica #2 – Diferencie os botões de “finalizar compra” e “continue comprando” por cor
Se você exibe estes dois botões lado a lado ou muito próximos, considere trocar a cor de um deles para que seu cliente perceba a diferença visual. O ideal é colocar cada um de uma cor, assim você evita que seus clientes cliquem no botão errado por engano.
Confira 09 dicas que podem ajudá-lo nesse processo:
Dica #1 – Dê a opção de continuar comprando a partir da página de checkout
Seu cliente, às vezes, pode esquecer-se de algo. Dê a possibilidade de acrescentar ou remover produtos na própria página de checkout. Quanto mais trabalho o cliente tiver para continuar comprando ou retirar produtos, maiores as chances de abandono do carrinho.
Dica #2 – Diferencie os botões de “finalizar compra” e “continue comprando” por cor
Se você exibe estes dois botões lado a lado ou muito próximos, considere trocar a cor de um deles para que seu cliente perceba a diferença visual. O ideal é colocar cada um de uma cor, assim você evita que seus clientes cliquem no botão errado por engano.
Dica #3 – Inclua classificações de produtos e depoimentos de seus clientes
O seu cliente se sente seguro quando vê na prática comentários e classificações sobre um determinado produto que já foi usado por outras pessoas. Os compradores querem saber se a propaganda é enganosa ou se funciona exatamente como anunciado.
Dica #4 – Inclua o número do pedido e as informações de contato também na página de checkout
Registre as etapas e o número do pedido. Deixe em local de fácil visualização as formas que seus clientes podem entrar em contato com você, exemplo via e-mail, telefone, chat.. Com isso, você evita que seus clientes desistam da compra por causa de uma dúvida sem esclarecimento e atende às novas regras do ecommerce.
Dica #5 – Dê aos visitantes a opção de criar uma conta DEPOIS da página de checkout
o botão “registre-se para criar uma conta”, antes mesmo de concluir o seu pedido pode ser um obstáculo ao início da compra. Solicite somente as informações necessárias para o usuário fechar a compra. Formulários longos aumentam a desistência, diminuindo o número de pedidos na loja virtual.
Os clientes com certeza vão dar suas informações de contato para acompanhar sua compra depois de finalizado o pedido.
Dica #6 – Evite janelas popups
As janelas popups podem atrapalhar o processo de compra do cliente. Evite-as. Um dos pontos mais críticos é o fato de que alguns navegadores bloqueiam automaticamente janelas popups deixando o cliente confuso e levando-o a desistir da compra, abandonando o carrinho de compras.
O seu cliente se sente seguro quando vê na prática comentários e classificações sobre um determinado produto que já foi usado por outras pessoas. Os compradores querem saber se a propaganda é enganosa ou se funciona exatamente como anunciado.
Dica #4 – Inclua o número do pedido e as informações de contato também na página de checkout
Registre as etapas e o número do pedido. Deixe em local de fácil visualização as formas que seus clientes podem entrar em contato com você, exemplo via e-mail, telefone, chat.. Com isso, você evita que seus clientes desistam da compra por causa de uma dúvida sem esclarecimento e atende às novas regras do ecommerce.
Dica #5 – Dê aos visitantes a opção de criar uma conta DEPOIS da página de checkout
o botão “registre-se para criar uma conta”, antes mesmo de concluir o seu pedido pode ser um obstáculo ao início da compra. Solicite somente as informações necessárias para o usuário fechar a compra. Formulários longos aumentam a desistência, diminuindo o número de pedidos na loja virtual.
Os clientes com certeza vão dar suas informações de contato para acompanhar sua compra depois de finalizado o pedido.
Dica #6 – Evite janelas popups
As janelas popups podem atrapalhar o processo de compra do cliente. Evite-as. Um dos pontos mais críticos é o fato de que alguns navegadores bloqueiam automaticamente janelas popups deixando o cliente confuso e levando-o a desistir da compra, abandonando o carrinho de compras.
Dica #7 – Inclua um resumo detalhado do pedido
Exibir apenas o nome do produto e um número de pedido poderia ser suficiente, mas permita que seu cliente confira quais as demais opções (modelo, cor, tamanho, etc.) que ele escolheu para o produto. Isso lhe dará mais e evitará que ele saia do checkout para confirmar novamente algum detalhe do produto, dando chance de gerar um abandono do carrinho.
Dica #8 – Seja claro na página de checkout quanto à entrega
Não espere seu cliente digitar o endereço de entrega para informar que determinada região não é atendida. Seja claro quanto às regiões atendidas, os prazos para processamento de pedidos e de entrega das mercadorias.
Dica #9 – Forneça múltiplas opções de pagamento online
Dê maior liberdade e comodidade ao seu cliente para decidir a sua opção de pagamento preferida. Forneça múltiplas opções de pagamento online, permitindo ele pagar com cartão de crédito, boleto bancário, débito online ou mesmo facilitadores de pagamento e carteiras eletrônicas. Mostre quais são os métodos de pagamento aceitos na loja virtual desde o início, desta maneira evita que um cliente desista no final do processo por não aceitar o pagamento que deseja.
Exibir apenas o nome do produto e um número de pedido poderia ser suficiente, mas permita que seu cliente confira quais as demais opções (modelo, cor, tamanho, etc.) que ele escolheu para o produto. Isso lhe dará mais e evitará que ele saia do checkout para confirmar novamente algum detalhe do produto, dando chance de gerar um abandono do carrinho.
Dica #8 – Seja claro na página de checkout quanto à entrega
Não espere seu cliente digitar o endereço de entrega para informar que determinada região não é atendida. Seja claro quanto às regiões atendidas, os prazos para processamento de pedidos e de entrega das mercadorias.
Dica #9 – Forneça múltiplas opções de pagamento online
Dê maior liberdade e comodidade ao seu cliente para decidir a sua opção de pagamento preferida. Forneça múltiplas opções de pagamento online, permitindo ele pagar com cartão de crédito, boleto bancário, débito online ou mesmo facilitadores de pagamento e carteiras eletrônicas. Mostre quais são os métodos de pagamento aceitos na loja virtual desde o início, desta maneira evita que um cliente desista no final do processo por não aceitar o pagamento que deseja.
Boas dicas! Obrigada.
ResponderExcluirPor nada Lara! Continue de olho no nosso blog, tem muita coisa boa e muitas dicas.
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