Unidade da Spremuto em um dos supermercados da rede Carrefour, em São Paulo (Foto: Divulgação)
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Assim como outros pontos menos tradicionais, os supermercados se
tornaram uma alternativa para franqueados que querem economizar com os altos
custos das lojas de ruas e nos shoppings. Para Thais Kurita, especialista em
questões jurídicas para franquias da KBM advogados, as próprias redes
varejistas estão construindo novas unidades com estrutura que abrigue outros
negócios. “Elas começam a investir em espaços maiores para empresas de serviço
e alimentação”, afirma.
Outra vantagem para franquias em supermercados é a possibilidade de
aproveitar o grande fluxo de pessoas e a infraestrutura, que normalmente inclui
estacionamento.
Se você é um empreendedor que pensa em escolher esse caminho, precisa
tomar alguns cuidados. Abaixo reunimos algumas dicas para quem quer abrir uma franquia
em um supermercado.
1.
Contratos
O franqueado precisa assinar dois contratos: um com a rede franqueadora e outro com o supermercado. No caso do segundo, Thais diz que é preciso tomar cuidado com o tempo de locação, já que muitos supermercados fazem documentos que determinam um período curto de locação, como seis meses. Depois disso, o varejista pode pedir a retirada da franquia a qualquer momento. O tamanho desse prazo determinará se vale a pena mesmo investir na reforma e na montagem de uma unidade. “Tudo isso pode ser perdido se o supermercado decidir que não quer a franquia mais ali”, diz a advogada. Thais afirma que é importante buscar sempre um prazo determinado e que propicie o retorno do que foi investido para colocar a unidade em operação. Verifique também as taxas ou multas caso você queira sair do local.
O franqueado precisa assinar dois contratos: um com a rede franqueadora e outro com o supermercado. No caso do segundo, Thais diz que é preciso tomar cuidado com o tempo de locação, já que muitos supermercados fazem documentos que determinam um período curto de locação, como seis meses. Depois disso, o varejista pode pedir a retirada da franquia a qualquer momento. O tamanho desse prazo determinará se vale a pena mesmo investir na reforma e na montagem de uma unidade. “Tudo isso pode ser perdido se o supermercado decidir que não quer a franquia mais ali”, diz a advogada. Thais afirma que é importante buscar sempre um prazo determinado e que propicie o retorno do que foi investido para colocar a unidade em operação. Verifique também as taxas ou multas caso você queira sair do local.
2.
Competição com o supermercado
Segundo Thais, brigas ferrenhas com o próprio supermercado são raras. Ainda assim, estude se sua franquia não vai competir com os produtos já vendidos ali. Compare preços e sempre pense no diferencial que o seu negócio vai agregar àquele ecossistema. Se você vende algum produto com uma versão similar à da supermercado, ofereça atendimento e serviço de qualidade para não perder clientes.
Segundo Thais, brigas ferrenhas com o próprio supermercado são raras. Ainda assim, estude se sua franquia não vai competir com os produtos já vendidos ali. Compare preços e sempre pense no diferencial que o seu negócio vai agregar àquele ecossistema. Se você vende algum produto com uma versão similar à da supermercado, ofereça atendimento e serviço de qualidade para não perder clientes.
3.
Perfil dos clientes
Analise se o público que frequenta a unidade do supermercado em que você quer
se instalar é o mesmo da sua franquia. Não adianta querer vender produtos ou
serviços de luxo em um mercado mais popular.
4.
Gôndolas
Passe pelo menos um dia no supermercado em que você quer se instalar para entender a dinâmica dos seus consumidores, saber quanto tempo passam lá, como se comportam, o que compram e outros detalhes que vão ajudar na gestão da sua franquia.
Passe pelo menos um dia no supermercado em que você quer se instalar para entender a dinâmica dos seus consumidores, saber quanto tempo passam lá, como se comportam, o que compram e outros detalhes que vão ajudar na gestão da sua franquia.
5. Divulgação local
Para Tonelli, o crescimento e o sucesso das franquias em supermercados tende a
crescer com a mudança de costumes dos seus clientes. Fazer uma divulgação local
sobre a existência de sua unidade e suas ofertas especiais pode alimentar um
hábito novo nesses consumidores e ajudar no crescimento da empresa.
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ResponderExcluirMaiores informações: http://sistemawinner.com.br/centropolishop