Estratégias orientadas para o conhecimento do seu cliente são fundamentais, tanto para a abertura de um novo negócio como para a sustentabilidade de uma empresa estabelecida. Com o avanço da tecnologia, que possibilita uma grande agilidade na troca de informações, acontece uma mudança cada vez mais rápida no comportamento e necessidades do consumidor, que exige das empresas soluções que acompanhem esse dinamismo do mercado.
Para que o cliente possa se tornar um divulgador da sua marca, alguns passos são importantes:
1) Identifique em que mercado o consumidor está inserido e aonde quer chegar. Entenda as suas necessidades e expectativas.
2) Defina estratégias para aprender com ele. Paralelamente, acompanhe a percepção do consumidor com relação aos seus produtos e serviços.
3) Realize pesquisas de imagem para entender qual a percepção da sua marca, se a mensagem definida está chegando ao público-alvo e se ele tem conhecimento dos seus produtos e ações.
4) Outro fator importante é a interação com o cliente. Adote ferramentas para identificar e compreender as suas necessidades e disponibilize esses instrumentos para os responsáveis de cada área.
5) Crie mecanismos para divulgar seus produtos, sua marca e suas ações, assim como melhorias nos produtos e práticas de gestão.
6) Tenha certeza de que as informações passadas pela sua empresa sejam autênticas e certificadas.
7) Também é essencial cuidar do tratamento dado às reclamações ou sugestões. Adote um processo estruturado, que inclua a definição de padrões de atendimento, tempo de resposta e feedback aos clientes e mecanismos de controle. As sugestões e reclamações devem orientar a empresa em melhorias a serem implementadas.
Todo esse trabalho de conquista e retenção de consumidores fará com que o seu cliente esteja sempre por perto e, consequentemente ele será um dos melhores divulgadores da sua marca.
2) Defina estratégias para aprender com ele. Paralelamente, acompanhe a percepção do consumidor com relação aos seus produtos e serviços.
3) Realize pesquisas de imagem para entender qual a percepção da sua marca, se a mensagem definida está chegando ao público-alvo e se ele tem conhecimento dos seus produtos e ações.
4) Outro fator importante é a interação com o cliente. Adote ferramentas para identificar e compreender as suas necessidades e disponibilize esses instrumentos para os responsáveis de cada área.
5) Crie mecanismos para divulgar seus produtos, sua marca e suas ações, assim como melhorias nos produtos e práticas de gestão.
6) Tenha certeza de que as informações passadas pela sua empresa sejam autênticas e certificadas.
7) Também é essencial cuidar do tratamento dado às reclamações ou sugestões. Adote um processo estruturado, que inclua a definição de padrões de atendimento, tempo de resposta e feedback aos clientes e mecanismos de controle. As sugestões e reclamações devem orientar a empresa em melhorias a serem implementadas.
Todo esse trabalho de conquista e retenção de consumidores fará com que o seu cliente esteja sempre por perto e, consequentemente ele será um dos melhores divulgadores da sua marca.
Fonte: PEGN (adaptado)
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