Fonte: InfoMoney (adaptado)
Há poucos dias para o Dia das
Crianças - uma
das datas mais importantes no calendário do comércio - os
empreendedores já encomendaram ou produziram os produtos que deverão ser
vendidos, contrataram ou treinaram pessoal, entre outros exemplos de ações que
devem ser feitas previamente. “Quem se estrutura antecipadamente consegue,
inclusive, negociar melhores preços e condições com fornecedores”, destaca o
consultor de marketing do Sebrae-SP, Marcelo Sinelli. O que irá definir se o consumidor comprará o
presente na sua loja ou na concorrente é a sua experiência de compra.
Mas como cultivar a boa experiência de
compra do consumidor e alavancar as vendas? Veja a seguir cinco dicas:
Vitrines
atraentes
Apresentação é a alma do negócio. Por
isso, invista em vitrines bem coloridas, com o cuidado de evidenciar os
lançamentos dos produtos que deverão ser mais vendidos, como brinquedos, roupas
e acessórios infantis.
Bom
atendimento
Uma questão importante é preparar
corretamente a equipe de atendimento, pois, se a equipe não estiver preparada
para atender todos, provavelmente muitos desistirão da compra. Qualificar os profissionais ou contratar
temporários é essencial para o consumidor ter uma experiência de compra
positiva.
Atualização
de mercado
Um erro comum entre os lojistas é achar
que o produto mais vendido do ano anterior será o mais procurado neste. É
preciso atualizar os produtos e, principalmente, pesquisar quais são os mais
desejados pelo público infantil.
Estratégia
Além do bom atendimento e de vitrines
chamativas, algumas estratégias podem ajudar ainda mais a lucrar na véspera do
Dia das Crianças. A loja deve estar organizada, com produtos divididos por
idade, sexo e tipos de produtos. Também, ter alguma atração dentro ou na porta
do empreendimento pode chamar mais a atenção dos clientes e instigará a
curiosidade das crianças.
Se puder invista em um marketing local,
como distribuição de panfletos com promoções e propagandas em jornais de
bairro.
Aumentar
o estoque
Não adianta ter pessoal treinado, propagandas
com descontos, oferecer maiores lançamentos e não conseguir suprir a demanda
dos últimos dias que antecedem a data. Uma alternativa para esse problema é
propor um trato com seus fornecedores para trocar mercadoria que sobrou por
outros produtos após o Dia das Crianças.
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