Fonte: SEBRAE/PR
Ficar um degrau a frente dos concorrentes não é uma tarefa
fácil, mas é extremamente necessário nos dias de hoje. Mas como chegar nesta
condição?
1ª dica: nunca tente alcançar seu concorrente
Se por acaso
seu concorrente estiver na sua frente, busque algo diferente, algo que ele
ainda não está fazendo e trace um novo caminho. Enquanto você tenta alcançar o
concorrente ele já está dando outro passo o que pode dificultar sua busca em
ultrapassa-lo. Já se buscar um novo caminho pode fazer com que o concorrente
tenha que rever o caminho que vinha traçando. Quando você tenta alcançar o
concorrente o mais provável é que apenas se iguale a ele e não consiga ficar um
degrau a sua frente.
2ª dica: nunca fique sem alternativas
Se você quer ficar no
comando dos seus negócios sempre tenha alternativas para cada decisão tomada.
Ao tomar a decisão de determinado caminho a ser seguido, pense na possibilidade
deste não ser o melhor caminho e o que fará para mudar este rumo. É como jogar
xadrez: o enxadrista já tem várias jogadas à frente simuladas na sua cabeça, ou
seja, para cada movimento do seu oponente ele sempre tem uma saída pensada
anteriormente. Quem não tem alternativa sempre ficará refém de seu destino.
3ª dica: seja rápido na inovação
Inovar é o novo caminho
para manter-se no jogo. Você precisa descobrir um diferencial, algo que só você
tem e que dificilmente pode ser copiado. Como disse é algo que dificilmente
pode ser copiado porem hoje em dia nada é impossível de copiar. O tempo que seu
concorrente levará para copia-lo será o tempo que terá para pensar em um novo
diferencial que inove seu negócio. O senso de urgência é importante para
manter-se na frente da concorrência, portanto terá que ser um estrategista que
joga xadrez mas com a agilidade de um jogador de vídeo game. Nunca se acomode,
a inovação de hoje pode ser o fracasso de amanhã.
Se não pode vencer o
concorrente una-se a ele. Você pode viver o mundo da Coopetição, ou seja, a
mistura da cooperação e da competição. Em alguns momentos você coopera com o
concorrente e em outros momentos volta a competir. Não é o fim da competição,
mas deixa de ser o isolamento do mercado. Interaja com seus concorrentes.
Esperamos que possam aplicar estas dicas em seu dia-a-dia. Se já utiliza estas dicas deixe seu comentário e contribua com o crescimento de outros empreendedores. Talvez aqui seja um bom espaço para cooperar.
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