Fonte: Exame
Muitos empreendedores têm uma ideia de negócio e não sabem se
devem dar o próximo passo. Uma das principais incertezas é se a empresa terá
clientes ou não. Fabiano Akiyoshi Nagamatsu, consultor do Sebrae-SP, explica
que com muita pesquisa é possível ter uma noção se o mercado que você deseja
atuar tem potencial.
Para Victor Trujillo, professor de pesquisa de marketing da ESPM,
o mais importante é avaliar a viabilidade financeira do negócio. “Muitas PMEs
morrem não é por falta de mercado consumidor e sim porque o negócio como foi
desenhado não funcionava”, explica. Veja outras recomendações dos
especialistas.
1. Pesquise muito
Dependendo do segmento do negócio, associações comerciais,
prefeituras, sindicatos e até o IBGE são algumas fontes que podem ajudar o pequeno
empresário a coletar informações sobre o mercado que deseja atuar.
Se a ideia do produto ou serviço é muito inovadora e não há base
para pesquisa, Trujillo recomenda que o empreendedor busque uma referência com
outros negócios parecidos. “Coisas muito inovadoras geralmente são uma
derivação ou uma continuidade de uma coisa que já existe”, completa.
2. Teste o seu produto ou serviço
Não é preciso gastar muito para que o empreendedor perceba se a
sua ideia terá aceitação ou não. Com base no conceito de lean startup é
possível utilizar práticas e testar o seu produto ou serviço.
Para Nagamatsu, uma maneira barata é frequentar eventos como
feiras e congressos em que o empreendedor possa apresentar o que ele deseja
vender para o seu público-alvo. “Esses locais podem ser um bom lugar para saber
o feedback do público”, explica.
3. Avalie a viabilidade financeira
Observe os concorrentes e, a partir daí, calcule uma prévia do
ticket médio ou de quanto será preciso vender para ter o capital necessário
para que a empresa funcione. Visitar dois ou três estabelecimentos e observar o
movimento da loja é uma opção.
O desafio é desenhar o estabelecimento de forma que ele se
viabilize financeiramente. “No caso de uma cafeteria, por exemplo, saiba quanto
precisaria vender e quantas pessoas precisariam ser atendidas”, questiona
Trujillo.
4. Coloque tudo no papel
O plano de negócios pode ajudar o pequeno empresário a ter mais
clareza do que ele precisa pesquisar mais. “No modelo canvas [tipo de plano de
negócios para startups], a própria estrutura permite mudar muito rápido. No
caso de empresas de tecnologia, por exemplo, elas têm que se adaptar muito mais
rápido”, afirma Nagamatsu.
Abrir o negócio e deixar todas essas etapas para depois pode
custar muito tempo e dinheiro para o empreendedor. Trujillo afirma que uma
pesquisa mais elaborada, mas tardia, pode ser bem menos útil para o empresário.
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