De acordo com dados do último
levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as redes de
franquias de quiosques faturaram 2,4 bilhões de reais no ano passado. São 100
redes e 3.931 unidades em operação.
Hoje, 61% atuam no segmento de
alimentação, mas é possível encontrar franquias de quiosques de cosméticos,
acessórios, presentes, entre outros. Para interessados em ser donos do próprio
negócio, esse modelo costuma ter preços mais baixos para abertura e fica em
locais privilegiados de shopping centers, aeroportos e galerias de lojas.
Para Batista Gigliotti,
presidente da Fran Systems, consultoria em desenvolvimento de negócios e de
franquias, uma das principais vantagens para o franqueado é que o investimento
inicial de uma franquia de quiosque é mais baixo que o de uma loja física.
“Mas, o custo de aluguel por metro quadrado é mais caro do que o aluguel de uma
loja”, completa Marcelo Cherto, presidente do Grupo Cherto.
Algumas redes têm bastante
experiência neste segmento, trabalhando praticamente só com quiosques. É o caso
da Nutty Bavarian. “Desde o começo da empresa a gente sempre trabalhou com
quiosques por trabalharmos com um produto que o cliente compra por impulso”,
explica Adriana Auriemo Miglorancia, diretora executiva da Nutty Bavarian, uma
rede de franquias especializada em nuts glaceadas.
A marca foi trazida para o
Brasil em 1996 pela empresária e o primeiro quiosque foi instalado em Campos do
Jordão, em São Paulo. Hoje, rede tem seis unidades próprias e 88 franquias e o
plano de expansão da marca para esse ano é a região sul e centro-oeste do país.
O investimento inicial para abrir uma franquia é de 90 mil reais. Veja algumas
recomendações para quem deseja investir nesse tipo de negócio.
1. Acompanhe tudo de perto
Por ser uma operação menor e
com menos controles e funcionários, o franqueado precisa estar presente e
acompanhar de perto o negócio. “Além disso, tem o risco da facilidade maior do
furto de produtos, pois o produto fica exposto e o controle é mais difícil”,
afirma Cherto.
Para Adriana, o empreendedor
precisa assumir o cargo de gerente, pois como a equipe é reduzida, às vezes,
ele vai precisar fazer esse papel. “Você fica muito vulnerável se falta uma
pessoa”, conta.
2. Coloque tudo no papel
O custo de ocupação pode
encarecer bastante o investimento inicial de uma franquia de quiosque, pois a
maioria dos contratos de locação é de curto prazo. A lucratividade do negócio
pode ficar prejudicada se o empreendedor não calcular quanto precisa vender
mensalmente.
“É preciso analisar caso a caso
e fazer muita conta para saber realmente quanto de faturamento vai gerar e se
vai compensar”, afirma Cherto.
3. Seja criativo
Por ter um espaço limitado, uma
das principais dificuldades do franqueado é gerar uma boa experiência de
consumo no seu quiosque para os seus clientes. Para não ter problema os
lojistas da região, é preciso pensar em ações para promover o negócio que não
atrapalhem o fluxo do local.
Para Gigliotti, o empreendedor
tem que se adaptar de acordo com o local e observar quais outros pontos têm
mais potencial dentro do mesmo shopping, por exemplo.
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