Fonte: Exame
Cuidar do marketing da
sua pequena empresa ou startup pode ajudar a alavancar as vendas do negócio.
Muitos empreendedores acreditam que é preciso gastar muito para divulgar sua
marca no mercado, mas é possível conquistar mais consumidores sem gastar tanto.
Veja algumas recomendações da Paula Calil, professora de
Planejamento Estratégico de Marketing e coordenadora da Incubadora de Negócios
da ESPM/SP, e de Juliano Seabra, diretor geral da Endeavor Brasil.
1.
Invista para ter um bom atendimento
Os clientes reclamam quando não são bem atendidos e isso
prejudica a imagem de qualquer empresa. Por isso, os funcionários do seu
negócio precisam ser orientados quando acontece algum problema e nunca ignorar
o ocorrido. O retorno do cliente depende do atendimento e do pós-venda do
vendededor.
2.
Contrate uma equipe de peso
Empreendedores que desejam fazer a sua empresa crescer nas
vendas e no mercado precisam focar nas pessoas. De acordo com Seabra,
profissionais com experiência anterior podem fazer a diferença para quem
pretende desenvolver a empresa.
3. Inspire-se em outras empresas
Aprender com a experiência dos outros é uma maneira de melhorar seu negócio e apostar em práticas que já foram testadas por outros. Primeiro, o pequeno empresário precisa ter noção de quais são as necessidades para depois adotar novas práticas. Caso contrário, ele poderá perder tempo e capital.
Aprender com a experiência dos outros é uma maneira de melhorar seu negócio e apostar em práticas que já foram testadas por outros. Primeiro, o pequeno empresário precisa ter noção de quais são as necessidades para depois adotar novas práticas. Caso contrário, ele poderá perder tempo e capital.
4.
Faça um planejamento
Um planejamento de marketing ajuda o empreendedor a entender
como o consumidor compra o seu produto ou serviço e quais ações são necessárias
para a sua empresa. Além disso, o documento ajuda o empresário a alcançar as
metas de outras áreas do negócio.
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