quinta-feira, 22 de maio de 2014

5 dicas para ter grandes empresas como clientes

Fonte: Revista PEGN


Encadear, evento realizado pelo Sebrae em São Paulo, mostrou como parcerias entre pequenos e grandes negócios são viáveis


Representantes das empresas L’Oréal, Invepar, Anfavea e Gerdau estiveram no evento (Foto: Luiz Prado/Ag. Luz)
Representantes das empresas L’Oréal, Invepar, Anfavea e Gerdau estiveram no evento (Foto: Luiz Prado/Ag. Luz)

Um dos grandes conflitos das pequenas empresas é competir com as grandes em quesitos como preço e logística. Como alternativa, alguns empreendedores optam por atuar em nichos específicos e até artesanais. Por outro lado, existe ainda outra saída para os pequenos negócios: juntar-se aos gigantes.

A viabilidade das parcerias entre pequenos e grandes negócios foi discutida nesta quarta-feira (21/5) , no fórum Encadear, em São Paulo. Em uma série de palestras, executivos e empreendedores se reuniram para discutir como esse encadeamento  pode ser feito. Marcas como L’Oréal, Invepar, Anfavea e Gerdau são adeptas desse sistema e, incorporaram pequenas empresas em processos diversos com a orientação do Sebrae.

Representantes de cada uma delas – Patrick Sabatier (diretor de relações institucionais da L'Oréal Brasil), Gustavo Rocha (diretor-presidente da Invepar), Luiz Moan Yabiku Júnior (presidente da Anfavea) e Jorge Gerdau Johannpeter (presidente do Conselho de Administração da Gerdau) – estiveram presentes. Eles listaram cinco dicas para empreendedores que queiram se juntar às grandes empresas:

1. Profissionalize-se
A recomendação foi unânime entre os executivos. Para uma pequena empresa se juntar às maiores, o primeiro passo é a formalização de seu serviço ou produto. Algumas corporações, como a L'Oréal, fornecem a qualificação de profissionais. A marca atua em comunidades do Brasil para instruir profissionais de beleza. Em troca, cria pontos de distribuição de produtos da empresa nos salões. “Para estabelecer uma parceria com grandes empresas, o empreendedor precisa capacitar seu negócio e ajustá-lo às demandas formais,” diz Gerdau.

2. Conheça seu parceiro
Donos de pequenos negócios são aconselhados a acompanhar de perto suas empresas. Mas quando o empreendedor quer trabalhar com companhias maiores, ele também precisa aprender o máximo sobre os parceiros. Dessa forma, é possível compreender regras, certificações e aumentar a qualidade do serviço ou produto fornecido.

3. Use o que está ao seu favor
Empreendimentos menores apresentam vantagens dificilmente alcançadas por grandes organizações. Estas características podem ser utilizadas para se encadear às gigantes. Em pedidos emergenciais, por exemplo, pequenas empresas conseguem se adaptar mais rápido para atender à demanda. Inovação, criatividade e flexibilidade são qualidades que atraem o olhar de grandes companhias.

4. Saiba onde seu negócio se encaixa
São diversas as oportunidades de trabalhar com companhias maiores, mas é preciso saber em qual área o negócio terá mais potencial. Dependendo do produto ou do serviço prestado, é possível ser fornecedor, fabricante, distribuidor, varejista ou atuar em áreas pós-venda como reciclagem.

5. Seja paciente
O programa Encadear surgiu para facilitar a criação de parcerias. Mas o empreendedor não pode pensar que, de uma hora para outra, a vida da empresa vai mudar. Primeiramente, só empresas realmente competitivas entram na iniciativa. Ao conseguir uma parceria, o empreendedor deve lembrar que a ação não será pontual. Haverá uma fase de adaptações, treinamento e qualificações. Os resultados podem compensar, mas exigem tempo para aparecer.

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