Fonte: Revista PEGN
Começa quarta-feira, em São Paulo, a 23ª edição da ABF Franchising Expo, um dos maiores eventos do setor de franquias no mundo.
Realizada entre os dias 4 e 7 de junho, no Expo Center Norte, a feira terá 270 redes expositoras, além de consultorias especializadas em expansão – que apresentarão outras marcas nacionais e internacionais. O empreendedor encontrará franquias de alimentação, construção, decoração, consultorias, educação, idiomas, serviço de limpeza, vestuário, acessórios, estética e produtos naturais.
Com tantas opções, fica difícil saber como aproveitar o máximo do evento. Pequenas Empresas & Grandes Negócios conversou com Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, para saber o que fazer antes, durante e depois da feira. Confiram as dicas.
1. Vá preparado
Escolha em qual setor você gostaria de abrir uma franquia, pesquise as redes nas quais você tem maior interesse e os valores de investimento.
2. Seja realista
Só selecione aquelas marcas que estejam dentro dos recursos que você pode investir. Números como esses são fáceis de achar na internet.
3. Faça um roteiro
A feira acontece em um grande espaço, o Expo Center Norte, portanto crie um roteiro organizado para não perder tempo. Na entrada, você receberá um mapa e também pode usar o aplicativo feito para smartphones e tablets para não se perder.
4. Reserve pelo menos dois dias
E passe a maior parte do tempo nos estandes das empresas que realmente te interessam.
5. Nada de contrato
Não adianta: é contra lei fechar contrato durante o evento. Isso porque são necessários pelo menos 10 dias para organizar toda a papelada. Camargo também afirma que o objetivo da feira é justamente oferecer o maior número de informações para os visitantes não fazerem contratos por impulso.
6. Vá atrás de conhecimento
A feira oferecerá cursos rápidos e baratos sobre o mercado. Aproveite para visitar o site do evento e encontrar aqueles que podem te preparar melhor para abrir uma unidade.
7. Já procure um ponto
Nessa edição haverá muitos representantes de shoppings, o que permite que visitantes também já estudem a possibilidade de abrir suas unidades em um deles.
8. Não tenha medo de perguntar
Tire todas as suas dúvidas: procure saber se a rede delimita territórios de atuação, quanto tempo dura o contrato, o que ela oferece de consultoria, como é o dia a dia do negócio e mais. Não se esqueça de ler com atenção o contrato.
9. Converse com outros franqueados
Peça contatos de outros franqueados para os representantes de cada rede e converse com eles depois do evento. E não deixe de tirar mais dúvidas sobre a qualidade da marca.
10. Use o tempo extra para conferir outros mercados
Com o tempo restante, não deixe de analisar redes de outros setores fora dos que você previamente selecionou. É sempre bom ficar atento como andam os mercados.
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