Fonte: Revista PEGN
“Não suma”. Você com certeza já
ouviu essa frase bastante hospitaleira. Porém, para pequenas empresas, clientes
que sempre voltam são fundamentais. Para o empresário, é importante entender
como manter os clientes. Aqui temos sete ideias e estratégias:
1. Clientes fiéis custam menos do que clientes novos
Estudos mostram que é mais barato trazer um cliente de volta do que
atrair novos clientes. Isso faz sentido se pensarmos no custo da propaganda, da
mídia e de outras ferramentas para chamar a atenção de clientes novos. Além
disso, conquistar um novo cliente pode depender do “momento certo”.
“Os futuros clientes só vão prestar
atenção em você quando estiverem prontos para comprar ou trocar de marca”, diz
Ed Brennan, diretor de uma empresa de marketing e relações públicas. “Isso
significa que você deve tentar atraí-los o tempo todo, para atingir aqueles
poucos que estão prontos para escolher a sua empresa”, conclui Ed.
2. Clientes fiéis são propagandas ambulantes
Se um cliente volta, provavelmente é porque gostou do que viu. E, assim,
há grandes chances de ele espalhar a notícia e o público virá de graça até
você. Estimativas recentes dizem que cada pessoa influencia de 50 a 300 outras
pessoas. Imagine quanto tempo um representante de vendas gastaria para atrair
300 clientes. No entanto, ter um cliente cativo e descobrir maneiras para que
ele fale da sua empresa aos amigos faz com que você aumente a sua ‘equipe de
vendas’ sem ter que gastar mais.
3. Para conquistar clientes, seja consistente
Pode parecer que, para cativar os clientes, basta oferecer bons serviços
e produtos. É verdade, mas a qualidade do serviço não pode variar. Os clientes
voltam porque são bem tratados todas às vezes.
4. Contrate as pessoas certas
Como os funcionários são a cara da empresa, o comportamento deles e o
relacionamento com os clientes podem cativar os clientes e fazer com que eles
voltem. Pessoas positivas, amigáveis e que realmente se importam com um bom
trabalho são o primeiro passo nessa direção. Qualquer funcionário que vá ter
contato com os clientes (desde uma recepcionista até o departamento de
cobrança) tem que entender a importância de tratá-los bem.
5. Conheça bem os seus clientes
É difícil criar fidelidade se você não sabe o que os clientes valorizam.
Uma maneira de fazer isso é usar um software para ajudar a organizar o
relacionamento com os clientes. Mesmo uma empresa pequena, que funcione na casa
do seu dono, pode aproveitar um programa como esse.
6. Seja simples
Um cliente fiel é aquele que você conhece. Cultive esse relacionamento da
maneira mais pessoal possível. Por exemplo, saiba o nome dos clientes. Para
isso, os programas como o BCM ajudam bastante, pois você pode ver as
informações dos clientes e tudo o que já compraram quando quiser. Tratar
os clientes de maneira pessoal é a melhor vantagem sobre a concorrência. Todo
mundo adora entrar em uma cafeteria e ver que o garçom lembrou o seu nome e a
sua bebida favorita.
7. Mantenha contato
Mantenha contato com os seus clientes para incentivá-los a voltar. Use
um blog na internet, um informativo ou outro veículo para nunca interromper a
comunicação. “Enviamos uma carta escrita à mão para agradecer aos nossos
clientes quando eles fazem pedidos acima de um determinado valor e incluímos um
desconto para a próxima compra”, diz Heather Ledeboer, dona de uma loja de
artigos para pais e filhos. “Também temos um blog que oferece informações e
damos brindes semanais usando vídeos na internet. Os clientes acabam nos
conhecendo e se tornam fiéis à nossa loja.”
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