Fonte: Revista PEGN
Quem vai abrir uma empresa usando apenas recursos próprios, sem contar com empréstimos ou investidores, precisa saber muito bem o que fazer com esse dinheiro. Nesse cenário, qualquer erro pode ameaçar não só o caixa mas também os planos de crescimento.
Esse caminho não é nada fácil, alerta o empreendedor Ilya Pozin, fundador da Ciplex, agência digital norte-americana voltada a startups e pequenas empresas. Em um artigo publicado no site da revista Inc, ele indica os sete passos para dar a largada gastando o mínimo possível e minimizar os riscos dessa estratégia.
1.
Valide sua ideia
Como
você sabe que sua ideia de negócio é boa? Não adianta perguntar a amigos e
parentes, pois eles nem sempre terão uma resposta verdadeira. A melhor maneira
de validar sua proposta é pedir a opinião de quem não vai ganhar nem perder com
sua empresa: potenciais clientes ou empresários mais experientes.
2. Procure um mentor
Não
peça conselhos a quem só vai reafirmar suas ideias, e sim a pessoas que o
desafiem e façam com que você defenda melhor seus argumentos e decisões. Melhor
ainda se for um profissional que atue na mesma área de sua futura empresa. O
empreendedor pode até não gostar do que vai ouvir, mas deve levar essas
ponderações a sério e continuar escutando os feedbacks.
3. Seja obcecado por clientes
Quem é
meu cliente? Onde ele está e como posso chegar até ele? Essas são as primeiras
perguntas que o empreendedor precisa responder. Para isso, deve reservar metade
de seu tempo – a outra metade deve ser dedicada a criar um produto ou serviço
que supere a expectativa das pessoas. Assim, os primeiros clientes serão sua
referência, seu estudo de caso e, melhor de tudo, vão gerar mais negócios.
4. Reinvista tudo no negócio
Quando
Pozin fundou sua empresa, gastou mais dinheiro do que recebeu – tudo em nome de
criar algo que superasse a expectativa dos clientes. “Não ficava com nenhum
dinheiro para mim”, recorda. “Quem foca em lucratividade muito cedo acaba
desenvolvendo um produto medíocre, e isso não vai gerar novos negócios. Daí, o
empresário vai precisar gastar todo o lucro que recebeu para prospectar outras
oportunidades.”
5. Otimize a busca de pessoas
Em vez de
adotar uma cara estratégia de marketing, busque maneiras mais econômicas de
prospectar clientes. Será necessário gastar mais tempo nessa atividade para
separar o joio do trigo, mas é melhor do que arriscar comprometer uma grande
soma com ações que não se sabe se serão efetivas.
O mesmo
se aplica às contratações. Não se apresse para contratar funcionários em tempo
integral. Trabalhe com temporários e terceirize algumas funções, desde que os
termos de pagamento sejam compatíveis com os prazos para receber dos clientes.
6. Comece o marketing cedo
Muitos
empreendedores iniciantes gastam todo o tempo e o dinheiro na concepção e no
lançamento de seu produto, mas, quando chega a hora de anunciar a novidade, se
veem sem recursos. Logo no começo, pesquise meios efetivos e baratos para
chegar ao consumidor e reinvista os lucros em marketing – quanto mais, melhor.
Vale a pena começar a fazer ações mesmo antes de o produto estar pronto.
7. Encontre um sócio
Começar
uma empresa por conta própria é difícil. E é muito pior quando não se dispõe de
muito dinheiro. Por isso, encontre um bom sócio que compartilhe de sua paixão
pelo produto ou serviço – mas não necessariamente uma pessoa que seja
igualzinha a você.
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