Fonte: Revista PEGN
Abrir um negócio é sempre um grande desafio. Muitos
empreendedores se concentram apenas na ideia e esquecem o principal: elaborar
um bom planejamento estratégico e financeiro. A cada 100 empresas abertas no
Brasil, pouco mais de 75 sobrevivem ao primeiro ano, segundo o Sebrae.
Para Vinícius Roveda, fundador da
ContaAzul, empresa que oferece serviços de gestão online para pequenas
empresas, os cuidados dos empreendedores iniciantes devem ser redobrados. Com o
objetivo de ajudar quem está começando, ele listou 12 dicas para quem quer
evitar os erros mais comuns ao abrir um negócio:
1.
Compartilhe a sua ideia
Essa
atitude, mesmo em um estágio inicial do negócio, pode economizar um bom tempo e
muito dinheiro. Esqueça o medo de que alguém irá copiar o seu projeto e
compartilhe o que pensa com outros empreendedores, principalmente com aqueles
que já tiveram alguma experiência semelhante.
2. Valide
o seu modelo de negócio
Roveda
afirma que a falta de planejamento é uma das principais causas de mortalidade
das empresas. Os erros são comuns, mas o importante, segundo ele, é que as
falhas sejam encaradas como um aprendizado. O ideal é testar e validar seu
negócio o mais rápidamente possível – e não ter medo de mudar completamente a
estratégia caso seja preciso. Lembre-se de que, se você invalida uma ideia em
pouco tempo, o prejuízo é menor. O canvas é um modelo bastante útil para
elaborar seu plano de negócios. Aprenda aqui a fazê-lo.
3. Conheça profundamente os seus clientes
Quanto mais você conhecer o seu cliente, maior será a probabilidade de
você ter sucesso. Mas não basta apenas ter informações do tamanho do seu
público-alvo e de sua preferência. Também é importante entender o
comportamento, os hábitos e as rotinas de quem você quer atingir. Com essas
informações em mãos, é possível personalizar produtos ou serviços, conquistar
os usuários e obter sucesso mais facilmente.
4. Fuja da informalidade
Empreendedores iniciantes se veem tentados a começar suas atividades de
maneira informal. A intenção principal é fugir dos impostos. No entanto, sem a
formalização, o seu negócio fica impedido de crescer. A capacidade de emitir
nota fiscal, criar uma conta bancária como pessoa jurídica, obter máquinas de
cartão de crédito e solicitar empréstimos públicos é exclusiva para quem tem um
CNPJ.
5. Seja
um bom gestor administrativo
Ter
experiência no ramo de atuação é importante, mas não é tudo. Boa parte dos empreendedores
iniciantes acredita que é possível administrar uma empresa com o conhecimento
adquirido em uma graduação específica. Para Roveda, tal postura é inadequada.
Sem conhecimento em administração, o empresário corre o risco de ver o negócio
afundar.
6. Tenha
uma vida financeira organizada
Muitos
empreendedores vivem mergulhados em uma completa desorganização financeira,
algo terrível para os negócios. Para “sair do vermelho”, o primeiro passo é
organizar seu fluxo de caixa. Com planilhas simples, é possível controlar os
valores que entram e saem, inclusive com previsões futuras. Alguns softwares de
gestão auxiliam o controle financeiro, informando o que vence e o que deverá
entrar no seu caixa. Dessa forma o empresário terá total controle da situação monetária
e poderá planejar o crescimento saudável do negócio.
7. Separe despesas pessoais e empresariais
Às vezes, por causa de apertos financeiros ou pura desorganização, o
empreendedor usa o dinheiro da empresa para pagar despesas pessoais – ou
vice-versa. Segundo Roveda, esse é um dos erros mais comuns entre os donos de
pequenos negócios. Ele recomenda que o empreendedor fixe uma retirada mensal
dos ganhos do negócio – valor tecnicamente chamado de pró-labore – e reinvista
o resto dos lucros na própria empresa, estimulando seu crescimento.
8. Defina o valor do seu produto de maneira consciente
Empreendedores iniciantes também costumam errar muito na hora de definir
a margem de lucro e fixar preços de produtos. É comum encontrar empresários que
vendem muito, mas se queixam de não ver o dinheiro entrar. Isso acontece em
razão de cálculos equivocados. Saiba que há técnicas corretas para definir
margens de lucro e preço de produtos e serviços. Se você não as conhece, está
na hora de rever as finanças da empresa, segundo Roveda.
9. Saiba negociar
Cortar gastos e economizar ao máximo: o empreendedor que pensa assim vai
longe, de acordo com o fundador da ContaAzul. Uma estratégia importante para
conseguir o melhor aproveitamento dos recursos é negociar com os fornecedores.
Se você tiver um bom fluxo de caixa, conseguirá fazer compras grandes com
pagamento à vista, o que pode significar custos menores na hora de repor o
estoque e lucros mais altos no momento das vendas.
10. Gerencie seu estoque
O gerenciamento de estoque também é um dos pontos fundamentais para o
sucesso de um negócio, seja ele virtual ou físico. Todo empreendedor deve ter
em mente que, se vender, precisa entregar. Por este motivo, é importante saber
exatamente a quantidade de cada item disponível. Caso você trabalhe com
mercadorias de curto prazo de validade, o controle deve ser ainda mais
rigoroso.
11. Adote estratégias de comunicação
Estratégias de comunicação devem ser adotadas em qualquer negócio, seja
ele de grande ou pequeno porte. Algumas medidas criativas podem ser adotadas
sem grandes custos. Uma newsletter para o e-mail dos seus clientes, informando
sobre novidades e promoções, é uma forma relativamente barata de informá-los.
As redes sociais, segundo Roveda, não podem ser deixadas de lado.
12. Seja criativo
O fundador da ContaAzul não acredita que seja preciso “reinventar a
roda”. Mas soluções criativas e diferenciais exclusivos são decisivos para
levar sua empresa ao sucesso.
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