Fonte: Revista PEGN
Dia 28 de novembro será a próxima Black Friday, que se realiza pela terceira vez no Brasil. No passado, muitas reclamações cercaram a realização do evento. Toda novidade apresentada ao público tem sempre quatro fases ou reações emocionais: primeiro a indiferença, depois a crítica severa, em seguida a aceitação crítica e por último a absorção. A novidade se transforma numa coisa já conhecida, de uso corrente e, portanto, aceita com maior facilidade. A Black Friday está, em 2014, entre a aceitação crítica e a absorção plena.
Para que você tenha certeza de que fará uma compra sem aborrecimentos, recomendamos oito dicas de cuidados e atitudes:
1. Quando uma empresa participa do Black Friday, ela não põe todos os seus produtos em promoção, apenas uma parte deles. Verifique com atenção quais são esses produtos e concentre suas compras neles. Todos eles devem ter a palavra “promoção” em destaque, junto à descrição do produto.
2. Um código de ética foi criado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – Câmara e-net, para ser seguido pelas empresas que estão participando do Black Friday. Veja se a empresa da qual você quer comprar assinou o documento. Essa é uma garantia a mais de cumprimento das normas de mercado. As empresas que assinaram o código e cometerem ilegalidades poderão ser eliminadas das próximas edições do evento.
3. Uma dica muito importante é a hora da sua compra: o pique de acessos às promoções da Black Friday vai das 11h às 18h. Nesse período, você pode encontrar mais dificuldades de conexão. Comprando fora desse horário, você facilita a sua compra, com um acesso mais rápido, e facilita o atendimento das empresas, que podem lhe oferecer uma conexão mais rápida.
4. Faça suas compras de Natal na Black Friday. Com quase um mês para entregar seu presente para amigos e parentes, nenhuma empresa terá a desculpa da falta de tempo para atender às suas encomendas natalinas. Você evita a loucura das ruas do mês de dezembro e escolhe com mais calma e preços melhores. A antecipação das compras com preços reduzidos é um belo antídoto para a excitação do fim de ano.
5. O comércio eletrônico brasileiro fará 20 anos de existência em 2015 e está chegando à sua maturidade. Depois da aventura do pioneirismo, chega a consolidação de um setor da economia maduro e responsável, com crescimento previsto para este ano em torno de 20%.
6. Pesquise preços antes de comprar: mesmo com promoções, haverá valores reduzidos em margens diferentes – de 20 a 30% – nas ofertas das empresas. Se você encontrar um preço menor de um produto numa empresa e de outro numa segunda loja, não se deixe vencer pela comodidade de fazer apenas um pedido: faça dois, três, quantos forem necessários para aproveitar ao máximo os descontos.
7. Ao usar os cartões para pagamentos, use aquele que lhe oferecer as melhores condições para pagamento a partir do dia 28/11. Verifique também se há alguma condição especial no seu cartão para o Black Friday e compare também as taxas de juros vigentes nos seus cartões, se você tiver mais de um. Estamos vivendo dias difíceis, e todas as precauções são importantes.
8. Finalmente, se, com todas essas garantias e precauções, sua compra apresentar problemas, procure a Camara e-net, e o Procon e faça valer seus direitos.
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