Para obter sucesso em qualquer negócio, é fundamental ter
estratégia e planejamento. O empresário precisa estar sempre se capacitando,
buscando novos conhecimentos e conferindo tendências do mercado.
O CEO da Tracksale, Tomás Duarte, em uma palestra para o
Fastcommerce.tv, fala de 10 estratégias para aumentar a satisfação dos clientes
no e-commerce. As dicas foram inspiradas em cases de sucessos de empresas do
mercado e são baseadas em métricas e indicadores que mostram a importância de
medir a satisfação dos clientes de um negócio.
Confira as principais dicas:
1. Um ótimo serviço ao
cliente começa com empregados felizes
Fazer empregados defensores da marca é a melhor defesa
contra o mau serviço ao cliente. Logo, o CEO defende que é importante
proporcionar uma boa experiência de trabalho para seus funcionários para que
eles vendam melhor o seu produto.
2. Se preocupe com todos
os detalhes
Como exemplo, Tomás cita a Disney, que é uma empresa
preocupada com todos os detalhes da experiência do cliente, o que faz muita
diferença. Se as empresas se preocuparem mais com os detalhes, a tendência é
que os indicadores de satisfação dos clientes subam.
3. Não se esconda atrás
da tecnologia
Isso significa que as empresas que estão muito próximas da
tecnologia, como startups, e-commerce, entre outras, esquecem de vivenciar a
experiência real do cliente, o que pode gerar alguns problemas. Logo, o CEO
recomenda que os empresários não se prendam à tecnologia e saiam dos escritórios
e dos computadores para entender melhor como se comportam os clientes.
4. Elimine a ausência de
expectativa. Construa confiança com transparência
“As pessoas são movidas por expectativas, logo, a ausência
de expectativa gera uma frustração”, comenta Tomás. Logo, quando a empresa não
gera expectativa nenhuma, isso gera um desconforto para o cliente. É preciso
comunicar onde está o produto que o cliente pediu, quando tempo leva para a
entrega ser realizada, entre outras coisas.
5. Utilize métricas para
mensurar e evoluir a satisfação de seus clientes
No Brasil, 70% das empresas não mensuram a satisfação dos seus
clientes. Dessa forma, a empresa não sabe como os seus consumidores estão se
sentindo com relação aos seus produtos e serviços, logo, não sabem como
melhorar.
6. Vivencie experiências
com seus concorrentes
Quando você vive essas experiências de concorrências, você
descobre as estratégias boas e ruins do mercado e sabe melhor como agir.
7. Tenha um tempo de
resposta campeão
Segundo Tomás, esse é um dos pontos mais
importantes para oferecer um serviço de qualidade aos clientes. Quanto menos tempo você demora para atender o
cliente, desde o início da solicitação, maior a satisfação dele.
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