Com o objetivo de estimular o empreendedorismo e criar um
ambiente favorável ao negócio, o Sebrae realiza a Feira do Empreendedor. Esta é
uma das maiores iniciativas do Sebrae e acontece em vários estados, respeitando
a diversidade e cultura de cada local. Na semana passada, de 23 a 26 de
setembro, a feira aconteceu em Cuiabá, capital mato-grossense. Ao longo dos
quatro dias de evento, mais de 13 mil pessoas visitaram a feira, que contava
com 97 expositores. Além disso, o evento contou com 85 palestras e 15 oficinas,
além de um parte exclusiva para Startups.
A Feira, além de realizar capacitações, dá oportunidade para
os empreendedores exporem seus negócios e atraírem clientes. A coordenadora
nacional de comércio eletrônico, Hyrla Marianna, fez uma palestra sobre
E-commerce para os empreendedores do Mato Grosso. A coordenadora destacou cinco
passos para um e-commerce de sucesso:
Ter um modelo de
negócio bem definido
“A primeira etapa que é fundamental para o sucesso de um
e-commerce é o planejamento”, destaca Hyrla. Uma ferramenta que pode auxiliar
no planejamento e modelagem de negócios é o Canvas, que permite desenvolver e
esboçar modelos de negócio novos ou existentes a partir de nove blocos.
Fazer pesquisa de mercado
Coletar informações sobre o consumidor, público alvo,
concorrentes e fornecedores auxiliam na tomada de decisões durante a
estruturação do e-commerce e ao longo da operação.
Trabalhar conteúdo da
loja virtual
Além de bons produtos, serviços e atendimento, a loja
virtual precisa apresentar conteúdo relevante, adequado e correto. “Isso faz
muita diferença”, ressalta a coordenadora. Por conteúdo, entende-se o cuidado
com descrição dos produtos e serviços, com as imagens que serão
disponibilizadas, com as informações da loja virtual, das políticas e termos, a
atenção às informações obrigatórias previstas em decreto e a própria produção
de conteúdos para blogs ou redes sociais.
Conquistar a
confiança do cliente
É preciso conquistar a confiança do cliente e garantir a
segurança das transações online. São exemplos de itens que contribuem para a
confiança da loja virtual: meios eletrônicos de pagamento seguros, selos e certificações,
identidade visual, atendimento facilitado, informações da loja virtual.
Divulgar
“Investir em divulgação é essencial para uma loja virtual se
destacar na internet”, desta Hyrla. É preciso conhecer os pontos fortes do seu
negócio e a partir deles traçar estratégias de divulgação como: anúncios, redes
sociais, email marketing trabalhando mídias online ou até mesmo mídias
tradicionais.
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