segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Confira os cinco passos para o E-commerce de sucesso destacados na Feira do Empreendedor do MT

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo e criar um ambiente favorável ao negócio, o Sebrae realiza a Feira do Empreendedor. Esta é uma das maiores iniciativas do Sebrae e acontece em vários estados, respeitando a diversidade e cultura de cada local. Na semana passada, de 23 a 26 de setembro, a feira aconteceu em Cuiabá, capital mato-grossense. Ao longo dos quatro dias de evento, mais de 13 mil pessoas visitaram a feira, que contava com 97 expositores. Além disso, o evento contou com 85 palestras e 15 oficinas, além de um parte exclusiva para Startups.

A Feira, além de realizar capacitações, dá oportunidade para os empreendedores exporem seus negócios e atraírem clientes. A coordenadora nacional de comércio eletrônico, Hyrla Marianna, fez uma palestra sobre E-commerce para os empreendedores do Mato Grosso. A coordenadora destacou cinco passos para um e-commerce de sucesso:

Ter um modelo de negócio bem definido
“A primeira etapa que é fundamental para o sucesso de um e-commerce é o planejamento”, destaca Hyrla. Uma ferramenta que pode auxiliar no planejamento e modelagem de negócios é o Canvas, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes a partir de nove blocos.

Fazer pesquisa de mercado
Coletar informações sobre o consumidor, público alvo, concorrentes e fornecedores auxiliam na tomada de decisões durante a estruturação do e-commerce e ao longo da operação.

Trabalhar conteúdo da loja virtual
Além de bons produtos, serviços e atendimento, a loja virtual precisa apresentar conteúdo relevante, adequado e correto. “Isso faz muita diferença”, ressalta a coordenadora. Por conteúdo, entende-se o cuidado com descrição dos produtos e serviços, com as imagens que serão disponibilizadas, com as informações da loja virtual, das políticas e termos, a atenção às informações obrigatórias previstas em decreto e a própria produção de conteúdos para blogs ou redes sociais. 

Conquistar a confiança do cliente
É preciso conquistar a confiança do cliente e garantir a segurança das transações online. São exemplos de itens que contribuem para a confiança da loja virtual: meios eletrônicos de pagamento seguros, selos e certificações, identidade visual, atendimento facilitado, informações da loja virtual.

Divulgar
“Investir em divulgação é essencial para uma loja virtual se destacar na internet”, desta Hyrla. É preciso conhecer os pontos fortes do seu negócio e a partir deles traçar estratégias de divulgação como: anúncios, redes sociais, email marketing trabalhando mídias online ou até mesmo mídias tradicionais.

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