sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Vale a pena oferecer serviços nos sites de compras coletivas?

Se investir nesse modelo, lembre-se de que o cliente deve ser extremamente bem atendido
Respondido por Daniela Khauaja, especialista em marketing

São Paulo - Tenho lido diversas reportagens sobre o novo fenômeno da internet: os sites de compras coletivas. Os primeiros surgiram há menos de um ano mas já há 400 empresas competindo no setor e outras 600 entrando no mercado.

Será que vale a pena oferecer seu produto ou serviço num site de compras coletivas para aproveitar esse momento de explosão do setor? Inicialmente parece uma grande oportunidade, afinal já são 8 milhões de pessoas cadastradas. Mas, como quase tudo em marketing, a resposta correta é “depende”.

Se sua empresa ainda é desconhecida, você pode aproveitar um site como esses para aumentar sua visibilidade, afinal um número expressivo de pessoas verá sua oferta. Além disso, é a chance dos clientes experimentarem o seu serviço. Por isso, é muito importante que os clientes que chegarem com seus vouchers sejam extremamente bem atendidos.

Para isso, é imprescindível treinar seus funcionários e explicar a eles o objetivo da ação realizada. Tratar pior um cliente desses é mais do que um desperdício da ação de marketing, pois pesquisas indicam que quando não gostamos de um serviço contamos para mais gente do que quando saímos satisfeitos. Com as redes sociais, o boca-a-boca se espalha incrivelmente rápido, ainda mais que os usuários desses sites de compras geralmente são pessoas antenadas, que estão ”twittando” e “blogando” com acesso a centenas ou até milhares de pessoas.

Se sua empresa já é conhecida mas está lançando um novo serviço ou tem alguma inovação para apresentar, o site de compras coletivas pode ser uma ótima forma de divulgação e de oferta da “degustação” do que for novidade. Sugiro ter o cuidado de apresentar primeiro para seus clientes mais fiéis para que não se sintam traídos.

Nas duas situações é importante escolher bem o site e certificar-se da sua idoneidade. Escolher um dos grandes do setor é, sem dúvida, uma escolha cômoda, mas talvez haja algum site pequeno que seja mais seletivo e atrai mais seu público-alvo.

Por último, se sua clientela já está formada, não há nada novo na sua empresa ou não há capacidade para expansão, você não deve participar de um site de compras coletivas apenas para se sentir atualizado. Como todos os investimentos, a decisão de oferecer seu produto ou serviço nesses sites deve ser baseada nos objetivos de sua empresa. Não deixe de fazer o cálculo do retorno sobre o investimento, considerando o aumento da visibilidade da sua marca e a aquisição de novos clientes.

E como empreendedor?

Ao ver esses números, imagina-se que alguém com espírito empreendedor corra para fazer parte desse mercado, especialmente porque o investimento pode ser muito baixo. Mas cuidado, a essa altura é preciso tomar algumas precauções. Assim como na bolha da internet, provavelmente o mercado logo ficará saturado e apenas as melhores empresas sobreviverão.

Se sua intenção é criar um novo site, sugiro buscar alguma diferenciação para poder se sobressair. Apesar do grande número de empresas no setor, apenas 4 detém 80% do mercado. Portanto, pata ter sucesso é importante posicionar-se de maneira diferente. Pode ser que ainda não haja um bom site na sua cidade ou região, portanto os serviços oferecidos podem ser concentrados geograficamente.

Outra opção é escolher um segmento-alvo específico, por exemplo, baladeiros, amantes de gastronomia, aventureiros, pais com filhos pequenos, enfim algum perfil inexplorado e com o qual o próprio empreendedor pode se identificar, para, então, oferecer serviços que possam interessar a essas pessoas.

Descrição: Daniela Khauaja

Daniela Khauaja é especialista em marketing pela Western International University de Londres e coordenadora da área de marketing de pós-graduação da ESPM.

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