quarta-feira, 30 de março de 2011

Programa, no Paraná, dissemina práticas inovadoras para empresários do varejo


VarejoMAIS chega ao sétimo ano e beneficia aproximadamente 7 mil empresas; lançamentos da edição 2011 estão programados em todo o Estado



Em 2010, Deonizia Gabardo, da Comemorare Festetii, empresa especializada em adereços para festas com sede em Curitiba, notou que era preciso aprimorar a gestão do negócio e ter mais segurança e conhecimento para tomar decisões empresariais. Para solucionar essas e outras questões, a empresária ingressou no Programa VarejoMAIS – Mais Vendas, Mais Competitividade, uma iniciativa do Sebrae/PR e Sistema Fecomércio/PR. Destacou-se tanto nas atividades do Programa, que conquistou o Prêmio de Loja Revelação, no ano passado.

A empreendedora conta que, após a experiência, adotou uma postura mais profissional diante da empresa que surgiu em 2007. “Passei a contabilizar pequenas despesas e aprendi a analisar os números do empreendimento de uma forma diferente. Minhas lojas física e virtual estão passando por um ‘banho de loja’. Tudo isso para que eu possa atingir a meta que é tornar-se uma referência em artigos para festas”, aponta a empresária.

Assim como Deonizia Gabardo, neste ano, outros empresários do comércio terão a oportunidade de aumentar o faturamento e a competitividade de suas empresas. O VarejoMAIS será lançado em diversas cidades paranaenses, nos meses de março, abril e maio. A primeira cidade a apresentar o Programa, neste ano, foi Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Em 2010, o Programa atendeu cerca de 1,5 mil empresas no Paraná, localizadas em 60 municípios. Para este ano, a meta é atender cerca de 800 empresas em 35 cidades do Estado.

“O VarejoMAIS contribui para melhorar negócios, a partir do conhecimento de práticas inovadoras para o comércio, e tem como objetivo aumentar a competitividade no varejo e profissionalizar o setor. É voltado para empresários de micro e pequenas empresas que buscam excelência”, explica Osmar Dalquano Junior, coordenador estadual do Setor do Comércio Varejista de Bens e Serviços do Sebrae/PR.

Dalquano diz que a edição 2011 do Programa trará novidades. “Queremos oferecer ferramentas aos nossos empresários, adequadas às mudanças e inovações absorvidas hoje pelo setor.” Estão programadas, de acordo com o coordenador estadual, clínicas tecnológicas do Serviços em Inovação e Tecnologia (Sebraetec), quando serão trabalhados conceitos de tecnologia, como mídias sociais aplicadas aos negócios; comunicação da loja para o “novo consumidor”; atributos de imagem e atendimento; e experiências de consumo.
Além do formato tradicional do VarejoMAIS, a solução conta com uma versão customizada para empresas do varejo, localizadas em pequenas cidades, o VarejoMAIS em Ação, e outra para atender empresários interessados em aprofundar conhecimentos, o VarejoMAIS – Segunda Fase. Desde o lançamento, em 2005, a solução beneficiou mais de 7 mil empresas.
O Programa

O VarejoMAIS proporciona aos empresários capacitação gerencial e funcional, abordando temas como vendas, finanças, promoções, recursos humanos, atendimento, comunicação visual de loja e marketing. Os consultores do Sebrae/PR e especialistas em varejo acompanham as empresas em cada uma das fases do programa que se inicia com um diagnóstico operacional do negócio. Com uma análise é possível avaliar, nessa primeira fase, pontos como atendimento, estrutura física e gestão empresarial.

Como resultado do Programa, os varejistas buscam aumentar a competitividade e os lucros das empresas, melhorando seus processos de gestão e desenvolvendo um diferencial para as mesmas. Entre os pontos abordados estão proximidade, relacionamento e atendimento ao cliente; capacitação e treinamento de pessoal; melhoria da gestão da carteira de clientes; definição de novos produtos, serviços e processos; aprimoramento administrativo e desenvolvimento de equipes de sucesso.

Mais informações sobre projetos e programas de varejo do Sebrae/PR podem ser acessadas no site setorial www.sebraepr.com.br/varejo.

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