quinta-feira, 31 de março de 2011

Sergipanos participam do Varejo Competitivo

Empreendedores do setor de atacado e distribuição participam de projeto visando o crescimento dos seus negócios.


Trabalhar de forma cooperada e investir em treinamento é a alternativa encontrada pelos pequenos supermercados sergipanos na hora de enfrentar a concorrência com as grandes redes. Consciente dessa realidade a ADAS – Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de Sergipe está desenvolvendo com seus associados o Projeto “Varejo Competitivo”. Hoje a ADAS possui 46 associados.

A primeira turma foi capacitada, com 35 empresas participantes. O processo teve início em novembro de 2007 e prosseguiu até novembro de 2010. Em dezembro de 2010 teve início a segunda turma, dessa vez com 28 empresas participando do Varejo Competitivo.

Segundo o empresário Juliano Cesar, ex presidente da ADAS e um entusiasta do projeto, o Varejo Competitivo de Sergipe foi reconhecido nacionalmente como o melhor programa de Varejo de todo País. “Foi um projeto idealizado pelo Sebrae Nacional em parceria com a ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores. O projeto começou a ser realizado em Fortaleza, e teve um bom impulso aqui no Estado, pois o Sebrae Sergipe efetivamente abraçou a idéia. Conseguimos concluir o primeiro grupo, com 35 varejistas, realizando um trabalho completo, tanto de cursos, como consultoria e marketing”, explica Juliano.

Para Heraldo Oliveira, atual presidente da ADAS, quando o empreendedor participa de um projeto como o Varejo Competitivo ele passa a compreender a importância de se capacitar e treinar seus funcionários, com foco em melhorar o atendimento que será dado ao cliente. “A empresa fica mais forte, tem mais condição de competir no mercado. O Projeto continua, uma nova turma foi iniciada. Entendemos que dessa forma o varejo em Sergipe fica mais forte, beneficiando a micro e pequena empresa”, orienta Heraldo, mais conhecido no grupo como Zé Vermelho.

Varejo Competitivo

Tem como proposta contribuir para elevar o nível de eficiência, qualidade e lucratividade das empresas, incentivando o associativismo, intercâmbio comercial e competitividade do setor. O programa envolve uma grade de cursos voltados ao pequeno varejista, para que ele adquira melhores práticas de gestão, conquistando melhores condições de rentabilidade e mercado.

O Varejo Competitivo é uma ferramenta primordial para qualquer empreendimento, pois permite que o proprietário tenha controle sobre vários aspectos do negócio, como estoque, fornecedores, enfim, ajuda no gerenciamento. A empresa que não possui essa ferramenta tem dificuldade de se manter no mercado.

Ações

As 35 empresas que participaram da primeira turma do Varejo Competitivo tiveram acesso a cursos na área de gestão, financeiro, automação comercial, alimento seguro, atendimento ao cliente e vendas. O grupo também participou de consultorias sobre layout de loja, organização de prateleiras, automação e manipulação de alimentos. Outra ação importante foi a de acesso a mercado, com a realização de duas missões empresariais. A primeira para conhecer o mercado varejista de Arapiraca, em Alagoas, que é referência no setor. A segunda para participar da 30ª Convenção Anual do Atacadista e Distribuidor, realizada em agosto de 2010 na cidade de Curitiba – PR.

Realização

O Projeto Varejo Competitivo é uma ação da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae, em parceria com a Federação do Comércio, Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de Sergipe e Associação do Supermercados do Estado de Sergipe (ASES).



Nenhum comentário:

Postar um comentário