Rua Doutor Jorge se prepara para uma transformação proposta pelo Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais, iniciativa do Sebrae/PR e Sistema Fecomércio/PR.
A necessidade de organizar espaços comerciais, trazendo para o seu entorno um novo conceito de consumo, no qual clientes encontram ambientes mais seguros, confortáveis, aliados a atividades de consumo e entretenimento, está se tornando uma tendência no setor do varejo. Em Castro, nos Campos Gerais, o comércio instalado na Rua Doutor Jorge, conhecida como antiga Rua das Tropas, se prepara para uma transformação proposta pelo Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais.
O consultor do Sebrae/PR e gestor da iniciativa realizada em Castro, Gilberto Keserle, ressalta a importância dos empresários que estão na Rua Doutor Jorge participarem das atividades propostas pelo Programa. “No dia 3 de maio, vamos realizar uma reunião com as entidades parceiras para lançar todo o cronograma de atuação para 2011, o que inclui treinamentos e capacitações na área de gestão. É importante que os empresários façam parte dessa iniciativa para que as melhorias sejam permanentes”, observa o consultor do Sebrae/PR.
De acordo com Keserle, o anseio dos empresários é por orientações que levem o aperfeiçoamento da gestão empresarial, processo que passa por diversos setores de uma pequena empresa, como melhoria no atendimento, visual de loja, finanças, recursos humanos. O consultor da entidade ainda explica que o Sebrae/PR e a Fecomércio/PR firmaram parcerias com instituições locais para a criação de uma governança, união que está sendo fundamental para o andamento das atividades do Programa no município.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Castro (ACECASTRO), Rodrigo Morais da Silva, avalia que, para o pequeno comércio aumentar a competitividade empresarial, é preciso buscar diferenciação de mercado. “Há espaço nas pequenas cidades para o empresário que tem criatividade”, observa.
Para o presidente da ACECASTRO, o Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais é fundamental justamente pela possibilidade de ampliar a oportunidade para os proprietários de pequenos comércios se atualizarem. “Tudo que conseguimos levar de conhecimento para o empresário é importante, até pra ele ficar mais preparado para qualquer adversidade que aconteça. O empresário que não buscar métodos de planejamento, e lembramos sempre do assessoramento do Sebrae/PR, tem dificuldade de manter a empresa no mercado”, ressalta Rodrigo Morais da Silva.
A secretária de Planejamento da Prefeitura de Castro, Renata Macedo de Paula, explica que a revitalização da Rua Doutor Jorge já estava programada e que a proposta do Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais se caracterizou como uma potencial parceria para promover mais melhorias na região. “O prefeito não queria apenas fazer obras e embelezar a rua. Entendemos que era preciso também trabalhar com os empresários. O Programa permitiu essa integração”, diz Renata Macedo de Paula.
A secretária ainda explica que um cronograma para a execução das obras na Rua Doutor Jorge, que devem incluir nova pavimentação, novas calçadas, substituição da rede de iluminação para uma rede subterrânea, nova sinalização e paisagismo, foi realizado. Segundo Renata Macedo de Paula, até o final de abril, deve sair a liberação da Caixa Econômica Federal, entidade gestora dos recursos que serão liberados pelo Ministério do Turismo (MTur), para a ordem de serviço que vai permitir a abertura do processo de licitação das obras.
“Nós vamos conversar com os empresários sobre a execução das obras, porque essa é uma parceria de todos. O Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais é muito importante para a Rua Doutor Jorge, a mais importante rua do comércio de Castro”, afirma a secretária.
Na avaliação do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Castro (Sindicastro), José Marioli Simão, o processo de melhoria da infraestrutura da rua e as consultorias oferecidas pelo Programa serão fundamentais para tornar o comércio na região mais dinâmico. “É uma reivindicação antiga dos comerciantes para que acontecesse a revitalização da Doutor Jorge. Nós vemos com bons olhos essa modernização”, diz.
Ainda de acordo com José Marioli Simão, o empresário que atua no varejo não pode parar de buscar atualização. “O Sebrae ajuda nesse processo, a dar uma noção e passa uma outra visão, o que torna a gestão mais profissional. Não há espaço para amadorismo no comércio”, ressalta o presidente do Sindicastro.
Com ações planejadas, o Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais propõe trazer melhorias efetivas no desempenho de empresas comerciais, resolvendo aspectos tradicionalmente críticos, com impacto na sustentabilidade dos negócios e no fortalecimento da identidade do comércio local.
Com o Programa, o objetivo das entidades envolvidas, bem como dos empresários, é aumentar a atratividade do comércio varejista de bens e serviços em Castro. Organizar e desenvolver projetos de revitalização em conjunto com parceiros locais, estaduais e nacionais; organizar o capital social local para buscar soluções para o desenvolvimento sustentável do território determinado; promover o associativismo e o cooperativismo local; organizar o comércio local, o turismo de compras e promover um convívio entre as diversas camadas sociais; e ampliar a competitividade das empresas participantes e do setor como um todo são os objetivos específicos do Programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário