Por Conceição Moraes
O famoso guru de competitividade, Porter, definiu estratégia como criar uma posição exclusiva e valiosa, envolvendo diferente conjunto de atividades.
As estratégias genéricas para atingir seus objetivos e vantagem competitiva de um empreendimento são através da diferenciação, da escala de preço ou por enfoque.
Atuar através da diferenciação é buscar fortalecer positivamente a imagem e a marca da empresa, atender os clientes de forma customizada, gerar conveniência ao acesso aos produtos e serviços e outras questões que tornem a empresa melhor que as demais. Não significa simplesmente atender com exclusividade somente a classe A. Você poderá atender de forma diferenciada qualquer classe social ou seu público-alvo, desde que os conheça bem seus hábitos de consumo, o seu processo de compra e seu estilo de vida.
A terceira e última estratégia é a com enfoque, as decisões são misto das duas acima mais com uma definição mais apurada mercadologicamente com atuação em nichos de produtos, perfil de clientes, geograficamente se for um empreendimento 100% presencial ou atuar em tribos ou comunidades em redes sociais.
A melhor estratégia a ser escolhida vai depender do ambiente setorial em que a empresa atua, deve-se analisar a rivalidade entre os concorrentes, o tipo de relacionamento em que a empresa poderá ter com fornecedores e clientes, a possibilidade de surgir novos produtos e serviços do que você atua e a viabilidade de entrar ou sair do mercado sem ter grandes perdas.
Avalie sua estratégia! Uma empresa sem estratégia é uma empresa perdida e sem vida própria. Toda empresa precisa escolher uma estratégia preservável.
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