quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ações revitalizam Espaço Comercial

Por Lisiani Hampel

A rua 15 de Novembro em Ijuí, interior do RS, está respirando novos ares...os empresários estão sendo beneficiados com o projeto de Revitalização dos Espaços Comerciais Noroeste,o qual recebe o apoio do Sebrae RS e NA, e desde outubro de 2010 estão passando por um processo de capacitação, recebendo cursos, consultorias, palestras e participação em visitas técnicas a outros aglomerados comerciais para busca de experiência.

O grupo de empresários de Ijuí soube aproveitar o momento e a oportunidade de tornar o ambiente comercial mais atrativo e conseqüentemente atraindo um maior fluxo de pessoas, trazendo como resultado o aumento do faturamento.Para a organização do plano de trabalho foi formado as comissões de infra-estrutura, finanças e marketing e aproveitaram a cooperação do grupo para promover o espaço comercial.

Através de uma parceria com a Usina de Ideias, da Universidade Unijui, foi desenvolvido a identidade visual da rua e o plano de marketing, e a partir disso várias ações foram desencadeadas tais como: confecção de sacolas em conjunto, sendo que de um lado será a logomarca da rua e do outro a logo de todas as empresas que participam do projeto; o mapa do aglomerado comercial com a sinalização do local de cada empresa e legenda dos segmentos demonstrando a diversidade do mix que contempla o território e ainda os serviços que estão localizado no mesmo ambiente; colocação de placas de sinalização com a logo da rua e frases de divulgação da qualidade, diversidade, do passeio de compras e votos de bem vindos aos consumidores que visitarem o local serão instaladas sob as placas indicativas de rua. Serão 12 placas colocadas no ambiente, contemplando todas as esquinas do aglomerado.

Todas essas ações são patrocinadas pelos próprios empresários, que através da comissão de finanças gerenciam um caixa do grupo, com pagamento de uma mensalidade mensal, para que as ações de marketing e tematização nas datas comemorativas sejam possíveis de serem realizadas. Os empresários também confeccionaram camisetas padronizadas que serão usadas no mês de dezembro; adesivo de identificação da loja que pertence a rua 15.

Para o natal, as empresas buscaram alternativas para fazer a sua decoração, visto que a rua nunca tinha recebido iluminação, para isso foi definido como elemento comum a “estrela” e todas as lojas serão ambientadas com o mesmo símbolo, porém com liberdade de criação, e a colocação de um tapete vermelho no seu acesso. As empresas também compraram estrelas iluminadas e buscaram o apoio de poder público para a sua instalação.

As comissões fizeram contato com os responsáveis pelas entidades financeiras e cooperativas que estão localizadas no mesmo aglomerado comercial para a busca de parceria a fim de colocar árvores de natal decoradas com estrelas e com a identificação da logo do patrocinador e, claro, da rua 15, o resultado foi o apoio de 7 árvores que serão instaladas no ambiente tornando esse mais atrativo,sendo patrocinado pelo Sicredi, Itaú e Unimed.

Mas as ações não param por aí. As comissões realizaram várias reuniões com o poder público e já contam com o levantamento topográfico do ambiente,para o futuro projeto de revitalização que está previsto para 2012 e conquistaram também a troca de toda a iluminação da rua que será em Led. Para o próximo ano o grupo irá fazer o site da rua, sendo que o domínio já está registrado sob o endereço www.rua15.com, onde terá a divulgação de todos os segmentos do mix empresarial e link para as empresas que possuem o seu próprio site.

O lançamento de todas essas ações está previsto para o dia 07 de dezembro em um coquetel para imprensa, lideranças e empresários. O grupo de Ijuí, é formado por 47 empresas, e está sob a gestão da técnica Lisiani Uggeri Hampel, supervisionada pelos seus gerentes regional Claiton dos Santos e Estadual Rodrigo Farina de Mello.

2 comentários:

  1. Um grande exemplo para que outros estados(comercios) utilizem esta ferramenta como item para alavancar e melhorar o fluxo de consumidores. O comerciante ganha e consumidor agradece pois coloca -se como participante desse evento e sem duvida é um sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde amigos, preciso da ajuda de vocês, estou tendo muito trabalho com meu programa de vendas,estoque,etc...já perdi 2x os dados e agora que conclui as informações de 2 anos atrás,acho que perdi novamente...ainda bem que faço backup, o programa não oferece muitos recursos. Gostaria que me ajudassem quem usa programas no comércio varejista de vestuário,indicando um programa que eu possa usá-lo de fácil compreendimento e que tenha tudo que um lojista precisa dados financeiros e de clientes. Obrigada.

    ResponderExcluir