terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Volta às aulas aquece vendas nas papelarias



Empresas desse segmento registram seu maior faturamento em janeiro
Marcelo Araújo
Brasília - O mês de janeiro está para as papelarias assim como o Natal está para o segmento de brinquedos. Nesse período, as papelarias registram seu maior faturamento, chegando a aproximadamente 70% das vendas anuais, aquecidas fortemente pelas compras de material escolar, segundo levantamento do Sebrae junto a micro e pequenas empresas do setor. Representantes do varejo estimam que 33% do 13º Salário, o equivalente a R$ 34,4 bilhões, se destinem a despesas como matrículas e gastos escolares.
“Muitos setores do comércio trabalham com a perspectiva da sazonalidade, com picos de venda em determinados momentos do ano. Isso significa que o empresário deve se preparar para aproveitar ao máximo esse período de grande intensidade nas vendas. Ele precisa adquirir os produtos antecipadamente e capacitar seus funcionários para que realizem um atendimento com excelência”, observa o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
A papelaria Alfacor, em São Paulo, é um desses empreendimentos que contabiliza, segundo seu proprietário, Alexandre Dal Corso, em torno de 70% do seu faturamento anual entre janeiro e início de fevereiro. O mesmo resultado é registrado pela empresária Maria de Fátima Barros, dona da papelaria A Educativa, em Brasília. Face a essa grande concentração do faturamento, os empresários alertam para a necessidade de capacitação na gestão do negócio para que ele seja realmente lucrativo.
Alexandre afirma que é importante dispor do capital de giro para garantir que o material escolar esteja nas prateleiras à disposição do cliente. “Criamos uma conta bancária em que depositamos todo mês para formar uma reserva”, explica. Outro ponto importante é que todo esse movimento estimula a contratação temporária de funcionários.
A empresa utiliza o recurso economizado para comprar artigos escolares na Feira da Papelaria, evento realizado tradicionalmente na cidade de São Paulo, do final de agosto ao início de setembro. “Pagamos o material à vista, o que nos permite ampliar a margem de lucro”, conta Alexandre.
Para o dono da papelaria Alfacor, a empresa começa o primeiro mês do ano abastecida com praticamente todo o estoque. “Muitos clientes fazem as compras do material escolar logo no dia 2 de janeiro”, revela. “O ideal é oferecer o maior leque de opções para que o freguês realize a compra toda em único local. Se o consumidor não encontra quatro itens da sua lista naquela loja, ele desanima e tende a buscar outro estabelecimento”, afirma Alexandre. O empresário diz que participa de capacitações do Sebrae para aprimorar seu negócio, principalmente em vendas e finanças.
Inovação
Maria de Fátima conta que busca orientação junto ao Sebrae para ajudá-la a implementar medidas inovadoras. Ela informa que adotou um cadastro informatizado dos clientes. A ferramenta permite conhecer melhor as necessidades dos fregueses mais antigos e até enviar-lhes um cartão de feliz aniversário. A empresária é uma das proprietárias de papelaria que amplia provisoriamente a equipe de profissionais para atender à intensa demanda, principalmente em janeiro. De três ela passa a contar com 12 funcionários. “Uma semana antes do início das vendas, reúno os trabalhadores provisórios com os que fazem parte do quadro para capacitar os menos experientes”, revela.
De acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no universo das micro e pequenas empresas brasileiras existem 35 mil papelarias, 54 mil lojas de suprimentos de informática e oito mil livrarias.
É importante que esses empreendimentos aproveitem ao máximo as oportunidades de negócios da temporada. Para isso, devem se capacitar constantemente na gestão empresarial. Papelarias e Suprimentos de Informática é um segmento considerado prioritário para o Sebrae em 2013.
A instituição oferece uma série de produtos e serviços para quem já tem ou pensa em abrir um negócio, como cursos e consultorias. Mais informações podem ser obtidas gratuitamente por meio da Central de Relacionamento Sebrae, pelo número 0800 570 0800; pelo Portal Sebrae ou no ponto de atendimento da instituição mais próximo.
Veja como melhorar a gestão da sua empresa na Biblioteca On line do Sebrae:http://www.sebrae.com.br/momento/quero-melhorar-minha-empresa/acesse/biblioteca-online.
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