sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Vendas de shoppings no Brasil crescem 10,6% em 2012


Número de inaugurações de shoppings no país foi o maior em 13 anos. 
Ao todo, empreendimentos do país têm 83.631 lojas. 


Do G1
Comente agora
País fechou o ano com 457 shoppings, em 165 cidades

Os shopping centers brasileiros devem registrar aumento de 12% nas vendas em 2013, afirmou nesta quinta-feira (31) a associação que representa o setor no país, Abrasce. Em 2012, as vendas dos shoppings cresceram 10,65%, somando R$ 119,5 bilhões, abaixo da previsão da entidade, de alta de 12% ante 2011.
"A performance de 2012 pode ser explicada pelo baixo índice de desemprego, aumento da massa salarial e crédito que continuam em níveis apreciáveis", afirmou, em nota, o presidente da Abrasce, Luiz Fernando Veiga, em comunicado.
No período de Natal, o mais importante para o varejo, as vendas cresceram cerca de 15% sobre um ano antes, segundo a entidade.
Novos shoppings
Em todo o ano passado, foram inaugurados 27 empreendimentos no país ante a previsão da Abrasce de 28 novos projetos em operação. Segundo a entidade, o número de shoppings inaugurados em 2012 foi o maior dos últimos 13 anos.
Com isso, o país fechou o ano com 457 shoppings, em 165 cidades. Nos empreendimentos, a Abrasce calculou a existência de 83.631 lojas, 2.587 salas de cinema e 694 mil vagas de estacionamento.
Dos novos shoppings inaugurados em 2012, 16 estão na região Sudeste. A maior parte foi construída em municípios com entre 101 mil e 500 mil habitantes, sendo que apenas oito estão em capitais. O tamanho médio dos empreendimentos é de 31 mil m² de área bruta locável. Dos shoppings existentes ao final de 2012, no entanto, 51% estão localizados em capitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário