sexta-feira, 10 de julho de 2015

Como empreender e se diferenciar no mercado

Segundo dados do E-bit, o consumo de moda e acessórios está em primeiro lugar no segmento online. Porém, em um mercado tão promissor, é preciso ter estratégias para que o seu negócio não seja mais um. A MODEEZE é um shopping online de Goiânia, que vende produtos de grandes marcas e distribui para todas as cidades do país. O principal objetivo do negócio é expandir a moda goiana para todo o país, utilizando a maior ferramenta de vendas hoje, a internet. O empresário Pedro Henrique Moraes, cofundador do MODEEZE, conta a sua experiência como empreendedor e como faz para atuar em um mercado tão competitivo.

Como surgiu a ideia de criar um shopping online?
A ideia surgiu entre 2010 e 2011. Eu já trabalhava com negócios em moda há 16 anos, o meu sócio já estava no ramo do empreendedorismo há muito tempo e queria um novo mercado para trabalhar. Eu apresentei para ele alguns dados do mercado de moda do Goiás e ele gostou muito. Então, decidimos trabalhar juntos.

Estudando alguns dados, nós descobrimos muitas lacunas a serem preenchidas por produtos de tecnologia e até mesmo pelo e-commerce. O mercado de moda estava muito carente de tecnologia, então desenvolvemos alguns produtos e estamos desenvolvendo até hoje.

Quais são os principais desafios de tocar esse negócio?
As principais dificuldades estão relacionadas à tecnologia. No Goiás, temos poucas empresas relacionadas a sistemas. Então, para nós que queremos inserir a tecnologia nesse mercado, é difícil porque poucas empresas acreditam no potencial da nossa região, do centro-oeste no geral. Acredito que é uma questão cultural da região. Além disso, os próprios empresários do ramo da moda são avessos à tecnologia. O lado bom disso para a gente é que nossos concorrentes são poucos.

Como faz para se diferenciar em um mercado competitivo, como o da moda?
O que nos diferencia é o nosso serviço. Buscamos fazer a melhor experiência para o cliente, por exemplo, tornando a mais rápida: o cliente compra de manhã e já recebe em casa à tarde. Além disso, trabalhamos com produtos exclusivos, que nenhum outro site do Brasil vende.
Acreditamos que a moda goiana tem potencial e queremos torna-la mais competitiva a nível nacional. Por isso nos diferenciamos nas marcas exclusivas a preços mais acessíveis e na forma de comprar e receber o produto experiência de compras.

Quais são os principais benefícios de ser um empreendedor?
Para mim, o principal benefício de estar nesse mundo maravilhoso do empreendedorismo é poder pensar fora da caixa. Eu vejo que o método tradicional de ensino do nosso país não estimula as pessoas a pensar fora da caixa e questionar. O empreendedor é, na verdade, um grande questionador. Ele vê algo que funciona ou que não funciona e se questiona “por que está funcionando?” ou “por que não está funcionando?” e, a partir disso, ele pensa, raciocina e cria. Construir algo que saiu da sua mente e do seu coração é muito gratificante.

Eu acho que nosso país poderia investir mais em empreendedorismo, como os países de primeiro mundo investem. Deveríamos não só ensinar o cidadão a ser um bom funcionário, mas um bom patrão, um bom empregador, gerador de emprego e um empreendedor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário