Por Lorena Vicini - PEGN
Com proposta inovadora e benchmark estrangeiro, loja oferece produtos de graça para o consumidor, que testa e se compromete a dar feedback.
O consumidor entra, passeia entre os corredores e escolhe até 5 produtos. Passa no caixa e, sem abrir a carteira, segue para casa com um grande sorriso de "obrigada!" dos vendedores.
É essa a proposta do Clube da Amostra Grátis. Inaugurada há cerca de um ano na Vila Madalena, a loja aposta no conceito de tryvertising (do inglês try, tentar, e advertising, propaganda), que funciona do seguinte modo: as empresas fabricantes pagam um preço para expor seus produtos no Clube da Amostra Grátis. O consumidor leva o produto para casa com o compromisso de testá-lo. Feito isso, preenche um questionário e o envia de volta para o Clube da Amostra Grátis, que encaminha para a empresa fabricante. Em uma interessante simbiose, todos saem ganhando: o consumidor leva o produto de graça para casa, o fabricante tem uma opinião relativamente espontânea e o Clube ganha como estabelecimento que centraliza e intermedia essa relação.
Hoje o Clube conta com 14 mil associados que já retiraram mais de 200 mil produtos desde o dia da inauguração, realizada no ano passado.
Os empresários Luiz Gaeta e Denis Shimada buscaram implementar essa ideia no Brasil ao notar casos de sucesso em outros países, como o SamplePlazza nos EUA, o SampleLab no Japão e o Esloúltimo na Espanha. Atualmente, de 60 a 100 empresas expõem seus produtos no loja, e, em princípio, não há restrições aos tipos de produtos que podem ser expostos. os valores pagos por cada empresa varia de acordo com o tipo de produto, a variedade que a empresa coloca, a quantidade de questionários retornados, que é em média 95% da quantidade de produtos exposta, e o tempo de permanência na loja.
Na opinião dos proprietários, o diferencial é que o associado realmente experimenta o produto antes de responder qualquer coisa, sendo que essa resposta ele dará diretamente para o sistema, sem a interferência de terceiros, o que, segundo eles, faz com que a resposta seja muito mais sincera e verdadeira.
No que concerne ao uso do Clube da Amostra Grátis, Gaeta e Shimada estimulam as pequenas empresas a se profissionalizarem e utilizarem o sistema como ferramenta para crescer. "Trocamos idaias constantes com o SEBRAE nesse sentido também e desenvolvemos propostas especiais para as pequenas e micros empresas. Viemos mesmo para democratizar o acesso as pesquisas de opinião", afirmam.
Para maiores informações sobre como se cadastrar, acesse o site www.clubeamostragratis.com.br .
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