sexta-feira, 29 de julho de 2011

Pesquisa: uma forma de entender clientes


Atualmente, descobrir as impressões de seus clientes é importante; porém, mais importante ainda são as impressões que eles têm de sua loja. Nesse momento, a pesquisa será sua grande aliada. Use-a de maneira prática e objetiva, sem fazer com que se torne cansativa, desencorajando as pessoas a respondê-la.

Para isso, antes que os clientes deixem a sua loja, pergunte-os se eles poderiam colaborar com você. Certamente, ao dizer que tal tarefa ajudará a oferecer melhores produtos e serviços, ninguém irá negar essa ajuda. No entanto, caso encontre algum tipo de resistência, talvez possa oferecer um vale-presente em agradecimento pelo tempo que as pessoas dedicaram a sua pesquisa.

A partir daí, lembre-se de limitar as perguntas, focando-as em informações específicas para que o resultado final sirva para a orientação de melhorias em sua loja. Nessa avaliação poderão constar perguntas que se refiram às impressões que os clientes possuem sobre seus produtos, atendimento, arrumação da loja, serviços, entre outros.

Elabore um formulário e use perguntas diretas, dando preferência à resposta de múltipla escolha. Assim, você facilitará a participação de seus clientes e, ao mesmo tempo, simplificará a tabulação das respostas. É fato que, ao realizar uma pesquisa, você certamente conseguirá descobrir os desejos de seus clientes, destacando positivamente sua marca no mercado.

Fonte: Varejista.com

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