terça-feira, 1 de novembro de 2011

Supermercado elimina sacolas plásticas

Autor: Martha Mendes / Fonte: FGV

O Supermercado Ademar, localizado em Campinas, no Estado de São Paulo, foi um dos finalistas ao prêmio Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo de 2010, da Fundação Getúlio Vargas. O projeto Multiplicadores da Sustentabilidade, implantado no estabelecimento em 2007, evitou que o descarte indevido de sacolas plásticas polua ainda mais o meio ambiente.

Fundado em 1985, o supermercado tem uma história de apoio à reciclagem. Sua fundadora, Maria das Dores Lemes, ou simplesmente Dalva, utilizou o dinheiro que conseguiu economizar quando era catadora de lixo reciclável nas ruas de Campinas para construir seu empreendimento. Hoje, com 35 funcionários, e uma referencia no comércio local, o Supermercado Ademar continua investindo na responsabilidade sócio-ambiental. A postura da empresa, de tentar conscientizar a comunidade para o uso responsável das sacolas plásticas e a substituição por sacolas retornáveis, aproximou os funcionários aos clientes, promovendo um atendimento diferenciado que gera a fidelização da clientela.

Com o projeto, a empresa conseguiu reduzir o descarte de 20 mil sacolas plásticas convencionais por mês, economia que trouxe mais investimentos para a área gerencial da empresa. Os sete check-outs do supermercado passaram a oferecer para o transporte das mercadorias dos consumidores sacolas retornáveis produzidas de ráfia e vendidas ao preço de R$ 2,25. O valor investido no projeto foi de R$ 2,5 mil, gasto na produção de cada lote de mil sacolas de ráfia. Para a retirada das sacolas de plásticos convencionais, os colaboradores foram antes treinados para explicar sobre os benefícios que a redução do uso de sacolas plásticas convencionais e os impactos dessa ação na comunidade, reduzindo poluição e enchentes.

Até ocorrer a aceitação completa do projeto, o estabelecimento disponibilizou aos clientes algumas caixas de papelão reaproveitadas pelo próprio supermercado para servirem de transporte das mercadorias. O uso de sacolas recicláveis também movimentou a ação de novos empreendedores da própria comunidade que viram na fabricação de sacolas recicláveis, uma oportunidade de geração de renda. A atitude, a princípio radical, foi assimilada pela comunidade. No período o projeto conseguiu movimentar 4.500 sacolas retornáveis e aboliu completamente o uso de sacolas plásticas convencionais e segue ajudando a disseminar para milhares de pessoas moradores da região, o respeito e a preocupação mantida pelo supermercado com as condições do ambiente e da comunidade local.

Um comentário:

  1. Olá!
    Gostaríamos de ressaltar alguns pontos:
    Primeiramente, sobre as sacolas plásticas, elas são 100% recicláveis, reutilizáveis e higiênicas. Segundo estudo britânico, as sacolas plásticas são embalagens mais sustentáveis que as alternativas que se tem para sua substituição.
    Além disso, uma recente reportagem no jornal do SBT mostrou que as sacolas retornáveis precisam ser higienizadas regularmente com água e sabão. Esse desperdício de água potável não nos parece muito sustentável...

    Mais um ponto importante é sobre o trecho: "Com o projeto, a empresa conseguiu reduzir o descarte de 20 mil sacolas plásticas convencionais por mês, economia que trouxe mais investimentos para a área gerencial da empresa."... economia às custas do consumidor? Sim, porque o preço das sacolas plásticas está embutido nas mercadorias...
    É melhor pensarmos a respeito!

    Abraços.
    Equipe Recicle Ideias.
    www.facebook.com/Recicle.Ideias

    ResponderExcluir