terça-feira, 17 de abril de 2012

Atender bem o cliente faz diferença

Confira as dicas para oferecer um ótimo atendimento para o cliente
Foto: Divulgação
Fazer o negócio crescer é o objetivo de todo empreendedor bem sucedido. Com a expansão, muitas coisas mudam para melhor, tanto para o proprietário quanto para os clientes. O sucesso do negócio, apesar de positivo, pode deixar essa relação cliente/proprietário estremecida.

Os primeiros clientes, se bem atendidos, ficam fiéis ao estabelecimento e acabam criando uma relação de proximidade com os donos, que geralmente estão mais presentes no local quando o negócio abre as portas. Paparicar o cliente é uma estratégia das mais antigas, mas que nunca falha.

Não é raro encontrar depoimentos de clientes que perderam o gosto de frequentar determinado estabelecimento por conta do mau atendimento. Então, para não correr esse risco, fique por dentro de algumas dicas para continuar a manter a qualidade do seu serviço.

Para começar, esclareça a seus funcionários sobre os impactos de uma boa prestação de serviços. Explique que a lealdade ao cliente fideliza o público e que, assim, todos podem trabalhar mais felizes, com clientes satisfeitos. Tente implantar um rodízio entre os funcionários para que todos possam ter algum tipo de experiência com o público.

Dê o exemplo. Não adianta nada passar os valores do seu negócio para os funcionários se você trata mal um cliente. Ou seja, o dono deve ser um espelho de conduta sempre. Um ponto importante, que quase nunca é levado à sério por parte dos empreendedores, é o elogio. Quando você ver um funcionário seu tratando bem um cliente, não fique indiferente, elogie-o publicamente para que os outros possam compreender a forma de tratamento que você deseja padronizar.

Quem coloca o atendimento como ponto fundamental está à frente de seus concorrentes. Não deixe que o serviço falhe em momentos de maior movimento do comércio, como as datas comemorativas, por exemplo. Contratar um pessoal a mais, no regime temporário, é um diferencial importante.



Fonte: Makro

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