sexta-feira, 27 de abril de 2012

Sete dicas para economizar em pequenos negócios

Pequenas alterações no dia a dia procuram melhorar o seu negócio e aperfeiçoar a produtividade da sua equipe.

Foto: Divulgação

O bom gerenciamento das verbas da empresas é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Para o empresário da micro e pequena empresa que está começando, este controle pode determinar o sucesso ou o fracasso imediato da empresa.

Para ajudar a economizar separamos algumas dicas simples, mas que fazem muita diferença no final do mês:


1) Computadores: prefira computadores portáteis a desktops. Os notebooks consomem até três vezes menos energia do que os computadores de mesa, segundo o escritor da área de informática Márcio Pessoa.

2) Telefone: Separe a lista de contatos em telefones fixos e celulares e só ligue de fixo para fixo e de celular para celular. Não se esqueça de verificar junto à operadora os planos que melhor se encaixem ao gasto médio da sua empresa.

3) Conscientize: A professora de Administração Sandra Regina lembra que apagar as luzes ao sair do cômodo, por isso, conscientize seus funcionários a economizarem não só energia, mas também água, copos descartáveis e materiais de escritório.

4) Pesquise: Pode parecer perca de tempo, mas antes de comprar ou contratar um serviço compare no mínimo três orçamentos pensando também na qualidade.

5) Parcerias: Verifique a possibilidade de promover outras empresas que não sejam concorrentes, assim você pode economizar um pouco da verba do marketing.

6) Compras: Evite fazer compras pequenas. Estipule dias certos para comprar materiais de reposição e verifique a possibilidade de comprar sempre no atacado.

7) Terceirização: Quando a empresa ainda é pequena, algumas funções podem facilmente serem executadas por pessoas terceirizadas ou ainda prestadores de serviço.


Fonte: Estação Sebrae

Um comentário: