quinta-feira, 17 de maio de 2012

Descubra sua motivação para criar o próprio negócio

As motivações que levam as pessoas a criar um negócio são muitas, mas as mais citadas em pesquisas com empreendedores atuais ou em potencial são:

• Autorealização (fazer o sonho acontecer)
• Desejo de independência
• Autonomia para tomar decisões
• Ganhar dinheiro
• Busca de novos desafios (mudança na carreira / pós-carreira / aposentadoria)
• Falta de alternativa (perda do emprego)

Quais das motivações acima aplicam-se ao seu caso? Se você está querendo montar o negócio próprio porque perdeu o emprego e não consegue recolocação no mercado de trabalho, cuidado, pois o negócio próprio demanda comprometimento de longo prazo.

Ao decidir por montar uma empresa, você precisa vislumbrar o que estará fazendo daqui a 5, 10 anos. Não se trata de uma decisão de momento, que muitas pessoas infelizmente tomam por falta de alternativa. Mas mesmo que esta tenha sido a motivação inicial, é possível você ser bem-sucedido se entender as premissas aqui discutidas.

O mesmo se aplica se sua motivação for apenas ganhar dinheiro. O dinheiro em si é uma métrica do sucesso nos negócios, mas os empreendedores mais bem-sucedidos são quase unânimes em afirmar que o dinheiro nunca foi sua principal motivação.

O principal motivo que os levou a enfrentar o desafio foi a vontade de fazer acontecer. Muitos citam ainda a busca de novos desafios e o sentimento de poder definir o caminho a seguir (independência/ autonomia).
Mas não se iluda com a autonomia 100%. Os donos do próprio negócio são os responsáveis pelas decisões na empresa, mas conforme o negócio cresce vários serão os interlocutores que influenciarão nas decisões: clientes, fornecedores, investidores e sócios.

Enfim, qual é a sua motivação?

---

Esta coluna foi escrita por José Dornelas*, com base no livro “Seja dono do próprio nariz”.

*José Dornelas é especialista em empreendedorismo, presidente da Empreende e autor do best-seller "Empreendedorismo, transformando ideias em negócios".


Fonte: UOL Empreendedorismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário