segunda-feira, 7 de maio de 2012

Sete tópicos que os empreendedores precisam saber para vender no mundo digital

Fique por dentro do que é necessário para vender no e-commerce

Foto: Divulgação
Sem dúvida a Internet e o mundo digital já fazem parte da vida da grande maioria dos brasileiros.

Cerca de 66 milhões de pessoas (2012) já tem acesso a Internet e hoje temos mais de um aparelho celular por pessoa. Realmente o brasileiro se apaixonou pelo digital. Porém os novos e antigos empreendedores ainda não vêm este novo meio como algo rentável. Alguns por não saber por onde começar, outros por não acreditar. Neste post vamos falar sobre sete coisas que os empreendedores precisam saber para atuar e ter rentabilidade no meio digital.

1) Site não é portfólio, site é vendedor
Se você ainda acha que apenas expor seus produtos em um site vai lhe trazer algum retorno. Está enganado. Os sites deixaram de ser apenas portfólios eletrônicos para se transformarem em plataformas de negócio, captar prospects, fidelizar clientes, e enfim, vender. Um site vendedor é aquele que pode ser encontrado por um possível cliente na Internet, seja através do Google ou através das redes sociais. Se seu site não aparecer no Google – processo chamado de otimização de sites ou links patrocinados – nem for encontrado nas redes sociais, ele será como uma loja em uma rua sem saída: poucas pessoas o verão.

Além desta característica da encontrabilidade, um site precisa ter elementos que convençam o visitante a comprar ou a entrar em contato com a empresa. Estes elementos persuasivos podem ser: certificações, selos, depoimento de clientes, carteira de clientes, títulos, etc. Tudo que aumente o valor da empresa perante o visitante.

Por último, dê alternativas fáceis para o visitante entrar em contato ou fazer uma compra no site. Exponha o telefone diversas vezes na tela, insira botões de ação, como “faça um orçamento”, “preencha o cadastro”, “comprar”.

2) E-mail marketing não é spam
Fazer uma campanha de e-mail marketing não é comprar uma lista de e-mails pronta, sem nenhuma segmentação e sair disparando para um número exorbitante de pessoas. Para fazer uma ótima campanha de e-mail marketing seus dados precisam ser segmentados. A melhor forma de fazer isso é criar a sua própria lista, usando seus clientes, ou possíveis clientes. Não é recomendado enviar um e-mail de um novo carro super esportivo, para uma pessoa idosa. Provavelmente ela não estará interessada e você perdeu investimento.

3) Conteúdo é para os outros, não para sua empresa
Se você utiliza o blog da empresa ou as redes sociais para divulgar conteúdos saiba que o que você publica precisa ser de interesse dos seus clientes ou possíveis clientes, e não de sua própria empresa. Não faça apenas propaganda, procure gerar algo relevante para seu público. Desta maneira ele ficará próximo e seguirá seu conteúdo, caso contrário você irá “falar” apenas para seus funcionários e família.

4) Você é o que você curte, compartilhe e tuíte
As barreiras profissionais e pessoais praticamente sumiram com a expansão da Internet e das redes sociais. O dono de uma empresa já não pode mais publicar, compartilhar ou tuitar conteúdos que tenham algo que não estão de acordo com a filosofia de sua empresa. Então, evite publicar conteúdos que podem denegrir sua imagem, já que agora ela está totalmente associada a sua empresa.

5) Facebook e redes sociais não são brincadeira
Os empreendedores que acham que as redes sociais são apenas sites para adolescentes brincarem precisam rever seus conceitos. Muitos negócios são feitos direta, ou indiretamente nestas redes. Trabalhos de exposição de marcas (branding), engajamento, marketing de relacionamento e marketing de conteúdo são muito bem vindos nestas “mídias”.

6) Você não precisa estar em todas as redes
Pensar em participar e estar em todas as redes sociais pode ser uma coisa que desanime o empreendedor. Mas, você não precisa estar em todas as redes, você só precisa estar onde o seu público alvo está. Além das redes sociais mais tradicionais (Facebook, Twitter e Orkut), procure redes sociais, fóruns, grupos e blogs de nicho, onde apenas pessoas interessados em determinados assuntos entram. É lá que você fará os melhores negócios.

7) Parece fácil, mas não é
Todo o trabalho de marketing digital ou marketing na internet, como também é conhecido, parece simples, já que é só sentar em frente a um computador e começar a criar. Mas, não é bem assim, antes de criar suas ações, estude e leia muito sobre isso. Se você não tiver tempo para fazer isso, já que o empreendedor precisa estar focado em seu core business, contrate uma agência/consultoria de marketing digital ou um profissional habilitado para trabalhar em sua empresa.

Não deixe de usar os meios digitais para expor e divulgar sua empresa. Se bem feitas, as ações digitais podem trazer resultados impressionantes para sua empresa!


Fonte: Portal Empreendedor Moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário