quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Como montar uma loja virtual em 7 passos

Escolher bem o segmento de atuação é importante para oferecer os produtos certos

Foto: Wikimedia Commons
Como montar uma loja virtual?
Respondido por Fernando de La Riva,
especialista em negócios digitais

Muitos comerciantes que já estão consolidados com lojas físicas estão procurando a internet para incrementar as vendas. Mas, vender pela internet exige planejamento e alguns cuidados. Veja sete passos para ter sucesso com sua marca em uma loja virtual.

1. Escolha o segmento de produtos
Você tem uma loja física e quer montar um comércio eletrônico? Então faça uma seleção dos produtos que pretende vender virtualmente e monte seu catálogo online. Estude quais são as informações técnicas (como tamanho, peso e cor, por exemplo) que você deve oferecer na página e produza as fotos. Se o seu negócio é todo virtual, você tem um passo anterior: escolher o ramo que vai atuar e monte uma estratégia para compras.

2. Analise os canais
Estamos falando de venda web, mas você pode também trabalhar o telefone (ativo ou receptivo), mobile e vendas diretas. Em todos eles você deve testar a viabilidade com testes reais, porém pequenos, como alugar plataformas VoIP e de mobile commerce ou canais sociais, dependendo do que for mais interessante para o seu negócio.

3. Decida qual plataforma usar
O mercado já está muito maduro, com participantes SaaS (Software como Serviço) que alugam plataformas, como Locaweb, e ferramentas open source como Spree, além de softwares licenciados, como Hybris.

4. Defina o meio de pagamento
Aqui você provavelmente vai precisar de um gateway ou um intermediador de pagamento. As ofertas são muitas e como exemplos podemos citar PagSeguro, CompreBem, Akatus e BrasPag.

5. Estabeleça processos de logística, armazenagem e expedição
Crie uma área na sua empresa e comece a tratá-la como seu centro de distribuição. A maioria das plataformas de comércio eletrônico tem algum suporte para controlar o processo de montagem da entrega e embalagem do produto e você faz um processo normal de emissão de nota fiscal. Além de escolher a empresa (entre as quais os Correios) para entregar seus pedidos, você tem que pensar na logística reversa, para casos de troca e devolução.

6. Divulgue e atraia tráfego
Você precisa pensar em um plano de marketing para sua página. O foco pode ser geração de conteúdo ou engajamento em redes sociais. De resto, a atração de tráfego é paga. Isso não quer dizer que você deva pular a etapa de otimização de buscadores (SEO), mas você vai entrar na guerra do “custo por clique”. Você pode anunciar em sites como Google, LinkedIn e Facebook, entre outros. Existem ainda redes de afiliados e envio de e-mails para ajudar nesta questão.

7. Defina o pós venda
Você vai ter que lidar com troca e devolução, além de atendimento em mídias sociais. Procure alguma plataforma SaaS de atendimento e lembre-se de empresas como a Zappos que inovaram mais na forma de pós venda do que de venda efetiva.


Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário