quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Quem é a empreendedora que virou exemplo para o Brasil

A empreendedora individual Neila de Macedo é apontada como caso de sucesso no programa Café com a Presidenta

Foto: Divulgação
A história de sucesso da empreendedora piauiense Neila de Macedo, proprietária do Atelier Dita, foi destaque no programa Café com a Presidenta, veiculado nessa segunda-feira (30), na emissora de rádio da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Na entrevista Dilma Rousseff destacou o quanto a formalização do negócio melhora a vida do Empreendedor Individual (EI), citando o exemplo de Neila.

“Neila de Macedo tem 27 anos e mora lá em Teresina, no Piauí. Há uns cinco anos começou a fazer roupinhas de boneca e acessórios femininos para vender. No começo ela trabalhava em casa e, com as vendas, ganhava um salário mínimo por mês. Quando a Neila conheceu as facilidades do EI, resolveu formalizar o seu negócio e abrir uma loja para aumentar a clientela. Com CNPJ, ela pode comprar o material direto das fábricas, sem intermediários. Agora, a Neila vende até com cartão de crédito. Nos últimos dois anos, a renda de sua empresa mais que triplicou”, contou a presidente.

Dilma falou que o Supersimples, que este mês completou cinco anos, é um modelo gerador de oportunidades para todos, de inclusão para a pequena empresa e para milhões de trabalhadores. “O Supersimples é um regime tributário diferenciado, importante para as micro e pequenas empresas e para a economia do país. Nenhum país tem um programa de incentivo tão forte quanto o Brasil. O Supersimples, como o próprio nome já diz, simplifica a burocracia e reduz a carga tributária, diminuindo custos e facilitando a formalização”, destacou.

A presidente falou ainda que além do apoio do governo à formalização, os EI podem também procurar o Sebrae para aprender a administrar melhor seus negócios e fazer suas empresas crescerem. Ainda durante a entrevista à EBC, Dilma ressaltou que as micro e pequenas empresas são as grandes geradoras de oportunidades, riqueza e renda para o país, sendo responsáveis por um em cada quatro empregos com carteira assinada no Brasil.

Atualmente, 6,5 milhões de empresas são optantes do Supersimples. Desse total, 2,2 milhões são Empreendedores Individuais. O Piauí já conta com cerca de 25 mil trabalhadores formalizados por meio do EI. “O número de EI vem crescendo ano a ano. Em 2011 comemoramos um milhão de adesões. Este ano, já somamos mais de 2,2 milhões de Empreendedores Individuais”, comentou Dilma na entrevista.

Os impostos para os EI são bastante reduzidos. O empreendedor paga apenas 5% do salário mínimo, como contribuição para a Previdência Social; mais R$ 1,00 de ICMS, se atuar no comércio ou na indústria; ou R$ 5,00 de ISS, se for prestador de serviços. A presidente destacou a importância dos EI pagarem as contribuições mensalmente para ter os direitos assegurados, como acesso aos benefícios previdenciários e emissão de nota fiscal.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário