quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Sophie & Juliete lança modelo que mescla e-commerce e vendas porta a porta

Empresa de bijuterias espera faturar entre R$ 10 milhões e R$ 15 milhões em seu primeiro ano de atuação

Foto: Adriano Lira
O modelo de venda porta a porta, feito por consultoras de empresas como Avon e Natura, é bem conhecido no Brasil. Por outro lado, o comércio eletrônico é um segmento que ganhou força nos últimos anos. Entre um modelo bem-estruturado e uma novidade com grande potencial de crescimento nos próximos anos, a brasileira Camila Souza e o suíço Ronald Beigl escolheram usar ambos na Sophie & Juliete, empresa de comércio de bijuterias lançada no mês passado.

A startup foi fundada graças a um investimento realizado por dois fundos de investimentos, IG Expansión e Redpoint e.ventures. Até julho do ano que vem, a Sophie & Juliete espera firmar parcerias com 2.000 consultoras, chamadas pela empresa de “estilistas”, e faturar entre R$ 10 milhões e R$ 15 milhões.

O modelo de negócio da empresa é baseado na venda de seus produtos por consultoras. A diferença entre a Sophie & Juliete e outras empresas baseadas no modelo porta a porta é que as consultoras da startup fazem as encomendas dos pedidos dos clientes pela internet. As interessadas em se tornar “estilistas” precisam fazer um investimento inicial no valor de R$ 199. “O valor dá direito ao primeiro kit de peças, catálogos dos produtos oferecidos e um mostruário para expor as peças em bazares”, afirma Camila Souza, uma das fundadoras da empresa.

Segundo Ronald Beigl, a Sophie & Juliete surge como uma alternativa a pessoas que querem se tornar empreendedoras. “Estruturaremos uma equipe de estilistas que poderão ter na Sophie & Juliete uma renda complementar ou até sua principal fonte de renda”, diz o cofundador.

Cada consultora recebe uma comissão, que varia de 20% a 25% do valor de cada produto. A empresa é voltada para as classes A e B e oferece produtos que custam de R$ 25 a R$ 499. O cliente pode comprar a sua peça de duas maneiras: fazendo uma encomenda à consultora, que fará a compra pelo site e entregará o produto posteriormente, ou indo diretamente à página da Sophie & Juliete – dessa forma, só é possível fazer a compra fornecendo o e-mail da consultora que ofereceu a bijuteria.

A Sophie & Juliete também remunera suas parceiras seguindo um critério multinível: se uma consultora indicar uma amiga para também se tornar uma vendedora, a primeira passa a receber, além da comissão normal, um valor proporcional às vendas da segunda, pago pela empresa. “As consultoras ganham 4% do valor vendido pelas pessoas indicadas por ela”, afirma Camila.

Para Anderson Thees, sócio-fundador da Redpoint e.ventures, fundo que planeja investir US$ 130 milhões (R$ 260 milhões) em empresas brasileiras, a união entre e-commerce e vendas porta a porta é um ponto forte na ascensão da startup. “Os mercados de venda direta e moda são muito fortes no Brasil, e a Sophie & Juliete está envolvida em uma combinação de fatores que nos fez acreditar no investimento”, afirma. Por enquanto, a Redpoint e.ventures também tem participação em empresas como Viajanet, Shoes4You, 55social e Grupo Xangô.


Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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