terça-feira, 4 de junho de 2013

Festival de Inverno vai movimentar centro histórico de Curitiba


Durante '1º Papo de Negócios em 90 Minutos', que aconteceu no Solar do Barão, nesta terça, dia 28, rede de empresários anunciou evento, de 9 e 13 de julho
Da Redação

Com um pouco mais de um ano de vida, a Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba já está a todo vapor. Durante o '1º Papo de Negócios em 90 Minutos', que aconteceu na última terça-feira, dia 28, no Solar do Rosário, o grupo fez um balanço dos trabalhos em cooperação já realizados para valorizar a identidade histórico-cultural e estimular o desenvolvimento econômico da região. Os empresários também aproveitaram para divulgar as futuras ações, como a primeira edição do Festival de Inverno do Centro Histórico que vai acontecer entre os dias 9 e 13 de julho, deste ano.
De acordo com Lúcia Casillo Malucelli, proprietária do complexo cultural Solar do Barão e uma das associadas da Rede Empresarial, a ideia é mobilizar a região do centro histórico, que vai do Largo da Ordem até a Rua Riachuelo e Paço da Liberdade Sesc Paraná, com um evento voltado para a arte, cultura e gastronomia. “Estamos trabalhando para tornar o centro histórico mais atrativo e os eventos vão ajudar a trazer de volta às ruas a população curitibana e as famílias, não só os turistas. No Festival de Inverno, cada empresa envolvida vai ofertar uma programação cultural, além dos seus serviços e produtos”, antecipa.
O ‘1º Papo de Negócios’, realizado em parceria com o Sebrae/PR e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, foi promovido como intuito de sensibilizar outros empresários da região – onde existem em torno de 300 empreendimentos – para participarem da Rede Empresarial. Um café da manhã com produtos elaborados pelos associados da entidade foi servido para cerca de 40 convidados. “Para que os nossos eventos fiquem mais fortalecidos a gente precisa de mais ideias e mais união”, reforça Lucia Casillo.
Mediado pela jornalista Mira Graçano, o bate-papo foi voltado, primeiro, para o debate dos desafios de atrair e reter bons profissionais para o comércio, tema apresentado pela consultora do Sebrae/PR, Walderes Bello. “O evento foi muito positivo, tivemos a participação de várias entidades, políticos e empresários, que demonstraram o interesse em fazer parte da iniciativa”, avalia. O evento seguiu com a participação de representantes da Rede Empresarial e uma retrospectiva da criação da entidade e das ações realizadas nas áreas de segurança, desenvolvimento empresarial, eventos, comunicação e marketing.
“Trabalhamos agora com um planejamento estratégico e recebemos todo o suporte do Sebrae/PR para capacitação dos empresários e seus colaboradores e implantar melhorias nos estabelecimentos, como as boas práticas de segurança alimentar. Para conhecer os frutos do trabalho em grupo, fizemos missões técnicas a Porto Alegre (no Rio Grande do Sul), e Tiradentes (em Minas Gerais). A cidade mineira de 7 mil habitantes registra a circulação de 45 mil pessoas durante o maior festival gastronômico do País. É fantástico e estamos nos inspirando nessas experiências”, explica Maria Bonamigo, associada à Rede Empresarial e dona do restaurante Jeito Mineiro.
Outro avanço conquistado pela Rede Empresarial foi a criação de uma home page com objetivo de apresentar, de forma organizada, as informações sobre o Centro Histórico. O grupo já trabalha para concluir o site oficial com mapas dos empreendimentos e dicas de compra, por exemplo, para facilitar a comunicação com os turistas e população. Também foram apresentados os resultados de dois eventos organizados pela associação, em 2012, que registraram sucesso de público: o Centro Histórico Divertido, em comemoração ao Dia das Crianças, e o Natal no Centro.
“Achamos a iniciativa muito interessante e vai trazer melhorias para toda região. Já observamos inclusive algumas melhoras na segurança, por exemplo”, conta um dos sócios do Estúdio Leite Quente, Rafael Wensersky. “Fiquei bastante entusiasmado. Eles estão trabalhando de forma organizada e trazem benefícios para toda a região do setor histórico. Eu quero participar da Rede Empresarial”, diz Odislei Parana  Silva, diretor do Curitiba Hostel.
O ‘1º Encontro de Negócios em 90 Minutos’ recebeu o apoio da Prefeitura de Curitiba, do Instituto Municipal de Turismo, da Regional Matriz e da Fundação Cultural de Curitiba.
Associação
A Associação Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba comemora os resultados de uma articulação, que, há cerca de um ano, transforma a região central da capital paranaense. Na semana passada, a entidade foi legalmente constituída, durante assembleia, com a composição da diretoria executiva, conselho deliberativo e conselho fiscal, além da aprovação do estatuto social. Atualmente, associação é constituída por 15 empresários da região.
Em 2012, o Sebrae/PR e o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR identificaram o potencial da região histórica de Curitiba e mobilizaram os empresários para criar um grupo, que deu origem à Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba. A proposta de dar uma nova ‘cara’ à região central de Curitiba começou, desde 2008, com a revitalização do entorno do Paço da Liberdade, uma parceria entre as entidades e a Prefeitura Municipal, e também para preparar os empreendimentos para a Copa de 2014.
Informações para a imprensa:
Savannah Ações em Comunicação - empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035-5669 ou (41) 9602-7541
Assessoria de Imprensa Sebrae/PR - Regional Leste: Flora Guedes
(41) 8814 1046  -  jornalismocuritibal@savannah.com.br
Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR –  (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Nenhum comentário:

Postar um comentário