quarta-feira, 9 de abril de 2014

Os brechós e o pós-consumo na moda


O nome brechó vem de Belchior, comerciante antenado que no século XIX, no Rio de Janeiro, começou a vender roupas e objetos de segunda mão. Com o passar do tempo, todos os estabelecimentos que seguiam essa linha foram chamados de brechós. Mais de dois séculos depois encontramos os brechós em praticamente todas as cidades do Brasil.
"Brechós especializados em 
peças de épocas específicas funcionam
também como museus e locais de 
pesquisa para estudantes de moda e estilistas."  

Embora todos trabalhem com o mesmo conceito: venda de peças que já foram usadas, cada um tem sua particularidade. Alguns decidiram se especializar em peças de grifes famosas- nacionais e internacionais em ótimo estado. Outros preferem peças masculinas e focam sua seleção em camisetas, calças jeans e acessórios. Ainda existem aqueles que não se importam com etiquetas ou segmentos e preferem a venda em maior quantidade a preços bem baixos.  Sem contar os que optam pela venda online e, com seus e-commerces vendem um pouco de tudo, até joias assinadas. Os brechós online, por não possuírem custos fixos de aluguel,  investem mais em estoque e comunicação.

No que diz respeito à sustentabilidade na moda, os brechós significam uma das soluções mais efetivas para a questão do pós-consumo. Eles representam a plataforma principal para distribuição de roupas que seriam descartadas prolongando, assim, a vida útil das peças . Além disso, proporcionam o surgimento de uma nova economia baseada no descarte: nada mais sustentável do que reaproveitar o que se tornaria  lixo para gerar renda e diminuir o impacto negativo da indústria da moda no meio ambiente.

Com a chegada do fast fashion no início dos anos 2000, a moda ganhou um ar descartável. As tendências ficaram mais acessíveis e mais baratas ocasionando uma alta no consumo e consequentemente, no descarte. Depois de uma década, essa maneira rápida e inconsciente de se relacionar com o consumo na moda começa a ser questionada e, comprar peças usadas, exclusivas e reaproveitadas tem se tornado uma alternativa fashion.

A experiência da compra em um brechó pode ser estimulada por três fatores fundamentais: necessidade , curiosidade e ideologia. As classes de poder aquisitivo mais baixo buscam apenas preço, as que podem gastar mais são atraídas pela novidade em adquirir peças que não são encontradas nas lojas convencionais e para muitos, a compra em lojas de segunda mão significa consumir de forma mais conectada com as questões sociais e ambientais. Para esse ultimo grupo, a ida a um brechó significa garimpar peças únicas que tragam consigo um pouco de história de décadas passadas em suas modelagens, acabamentos ou estampas. Além disso, peças de segunda mão podem ser reformadas e customizadas.

"A diversidade de peças e os preços
 convidativos são atrativos fundamentais 
para o bom andamento do negócio."





Algumas marcas já usam peças de brechós como matérias-primas para suas coleções. Usando técnicas como o upcycling transformam roupas antigas em peças novas e exclusivas.




" Acessórios como bolsas, sapatos 
e bijuterias são muito procurados nos brechós 
e quando encontram-se em bom estado a venda é certa".
Independente da categoria da clientela, os empresários desse segmento precisam estar atentos à todas as etapas do consumo e quebrar constantemente o paradigma de que os brechós são lugares feios e entulhados de roupas velhas. Hoje é necessário olhar para o nicho de brechós da forma mais profissional e crítica. Os estabelecimentos precisam ter vitrines atraentes, peças expostas em lugares adequados e o ambiente sempre bem cuidado.  


"O mix de peças precisa oferecer para
 o cliente variedade de  modelagens, cores e estampas. 
O consumidor busca peças usadas mas quer compor looks atuais."

Em tempos de economia criativa, sustentabilidade e inovação, os brechós fazem parte de um novo modelo de consumo cada vez mais em alta.  É uma maneira de consumir roupas de forma mais atual, consciente, pois além de permitir preços mais acessíveis, reduz a quantidade de recursos já utilizados na produção e é uma relação onde todos ganham: comerciante, consumidor e meio ambiente.



"O ambiente precisa ser condizentes com o público. 
Hoje em dia os consumidores estão exigindo mais das lojas de segunda 
mão e por isso é essencial decorar de forma atraente."


Chiara Gadaleta - Consultora do Sebrae


Um comentário:

  1. É exatamente isso mesmo, as pessoas estão muito consumistas pois a economia impõe isso na população. No entanto nós temos uma missão de fazer as pessoas voltarem a enxergar o requinte, o capricho de um produto de qualidade. E para isso não podemos descuidar do ambiente, organização, higiene, tecnologia e profissionalismo.

    ResponderExcluir