terça-feira, 18 de março de 2014

As franquias com menor investimento do Brasil, segundo a ABF

Fonte: Exame


As microfranquias, com investimento de até 80 mil reais, cresceram 30% no ano passado, tanto em unidades quanto em faturamento. Hoje, esse tipo de negócio é responsável por 5,11% do faturamento do setor, ou cerca de 6 bilhões de reais. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, são 384 empresas oferecendo franquias de baixo investimento no Brasil. Dentre essas, 30 se destacam pelos valores de investimento ainda mais baixos, de 5 mil a 30 mil reais.

De acordo com o ranking da ABF, elaborado a pedido de EXAME.com, a franquia Braziliannail é hoje a mais barata do país, com investimento inicial de 5 mil reais. O negócio de máquinas para decorar unhas já tem 170 unidades.

Esse tipo de negócio é indicado para empreendedores que têm excelente capacidade de trabalhar sozinho, disciplina e pouco capital para investir. O valor divulgado pelas marcas não inclui ponto comercial, materiais específicos e taxas adicionais. Por isso, o investimento inicial fica, sem dúvida, acima deste preço e depende de negociação entre o empreendedor e a rede. As microfranquias exigem cuidados, como checar a área de atuação, e muito trabalho para dar retorno. As informações foram fornecidas pela ABF, com base no seu banco de dados de quase mil redes associadas.

Braziliannail

A empresa do Rio Grande do Sul comercializa máquinas para decorar unhas, com desenhos e apliques. Criada em 2008, a rede atrai empreendedores de beleza e manicures que querem aprimorar a atividade. Uma franquia tem investimento inicial de 5 mil reais. 

Auto Brasil

A franquia Auto Brasil oferece serviços automotivos, assistência, bloqueadores veiculares e seguros. Com investimento inicial de 5,2 mil reais, a franquia pode ser montada em casa. Hoje, tem 15 unidades em operação e estima que o prazo de retorno seja de seis meses.

Dr. Marido

A franquia oferece serviços domésticos, como reparos e pequenas reformas. Criada no Distrito Federal, a rede tem 26 unidades em operação. Para virar um franqueado, é preciso investir a partir de 8 mil reais. 

Trata Igui Bem

A rede, do mesmo dono da marca Igui, oferece serviços de limpeza para piscinas. O investimento inicial é de 8 mil reais. Hoje, são 23 franqueados operando este tipo de negócio. O retorno do capital é calculado para seis meses de operação. 

Zets

A Zets é uma franquia de e-commerce em que os franqueados definem o layout e nome que querem para sua loja virtual. O retorno vem de comissões sobre vendas. O franqueado deve conquistar clientes e a franqueadora fica com a parte de estoque e finanças. O investimento inicial é de 9,7 mil reais. 

Auto Spa Express

A empresa presta serviços de lavagem de carros em domicílio. Geralmente, o próprio franqueado assume todas as atividades do negócio ou tem apenas um funcionário. Hoje, a rede, criada em São Paulo, tem 48 franqueados. O investimento é de 9,9 mil reais. 

Light Depil

Inaugurada em 2010, a rede é especializada em fotodepilação, um método baseado na tecnologia de luz pulsada. No formato delivery, em que o franqueado atende os clientes a domicílio, a franquia tem investimento inicial de 9,9 mil reais. Hoje, são 34 unidades da marca em operação. 

Gigatron

A Gigatron é especializada em softwares e serviços para empresa. A microfranquia do negócio tem investimento inicial de 10 mil reais e depende totalmente da participação do franqueado no dia a dia. A rede tem 41 unidades em funcionamento. 

Pão Natureza

A franquia oferece publicidade em embalagens de pão. O franqueado é responsável pela captação e venda de anúncios. Para operar, deve investir 11,5 mil reais e precisa ter um computador e uma impressora com scanner. Hoje, são 30 unidades em operação.

Seu Professor

A rede de Santa Catarina oferece aulas de reforço escolar online para alunos do ensino médio ou cursos preparatórios. O investimento inicial é de 12 mil reais. Atualmente, são 68 franqueados em operação. 



Um comentário:

  1. Uma rede franquias boa para investir é a WSI, de marketing digital, é um ramo que está crescendo cada dia mais, as empresas tem procurado investimentos online para alavancar as vendas, principalmente quando trata-se de e-commerce, vale a pena entrar no site e conhecer: http://www.franquiawsi.com.br

    Att
    Sayuri

    ResponderExcluir