segunda-feira, 9 de junho de 2014

5 dicas para melhorar o atendimento ao cliente na Copa

Fonte: Revista PEGN



maracana; copa do mundo; futebol (Foto: Divulgação)
Ainda dá tempo para aprender palavras-chaves em inglês e em espanhol (Foto: Divulgação)
Faltando poucos dias para a Copa do Mundo, é hora de fazer ajustes finais para garantir um bom atendimento ao longo do evento. Algumas dicas de última hora podem ainda fazer diferença.

José Worcman é sócio-diretor da OnYou, empresa especializada em qualidade de serviços. O empreendedor apresentou cinco conselhos para não fazer feio nas próximas semanas.

1.    Público exigente
    Os turistas nacionais e internacionais que viajam o Brasil para assistirem aos jogos costumam ser exigentes. “São pessoas que esperam um bom atendimento,” diz. Por isso, o cuidado deve ser dobrado. A diversidade de pessoas exige serviço personalizado e flexível, ajustado à origem do cliente.


2.    Vocabulário básico
     Não é mais hora de se inscrever ou inscrever seus funcionários em cursos elaborados e demorados de inglês e de espanhol. A solução é aprender palavras-chaves, relacionadas ao negócio, e algumas expressões relevantes. “A barreira do idioma não será completamente quebrada, mas é importante demonstrar alguma preocupação,” afirma Worcman.


3.    Profissionalismo
   O brasileiro é conhecido por sua receptividade calorosa. Apesar das características marcante, durante a Copa será importante manter o profissionalismo. “Alguns atendentes brasileiros encostam as mãos em clientes, é um traço cultural. Enquanto a simpatia deve ser mantida, o contato físico precisa ser evitado,” afirma o empreendedor. Em outros países, o ato não é bem entendido.


4.    Conheça seu negócio
     É importante entender a capacidade de sua casa e o tamanho de sua equipe. “Pense em formas de amenizar filas de espera, ou ainda de algo para ser consumido durante este período,” diz. 


5.    Diferenciais
     Aproveite o momento para se destacar de outros negócios. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário